O CINEMA COMO MEDIADOR NA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE, NA ABORDAGEM DA PSICOLOGIA HISTÓRICA CULTURAL
Palavras-chave:
Mediação, Cinema, Homossexualidade, CulturaResumo
A produção deste artigo foi motivada pela atividade de orientação científica sobre a letra L da sigla LGBT. O presente trabalho objetivou ampliar as discussões sobre o processo de mediação na constituição e transformação da subjetividade. Para isso, elegemos o cinema como instrumento de intermediação na temática da homossexualidade. Buscamos na teoria histórico-cultural, representada por Vygotsky, as evidências sobre a função do cinema como instrumento de mediação, na ampliação da compreensão da realidade, portanto, na ampliação da consciência, segundo a perspectiva vygotskyana. As produções acadêmicas disponíveis proporcionaram este estudo temático e a clareza de que esse instrumento pode fomentar as discussões na sociedade, ampliar conceitos e produzir ações relevantes, inclusive políticas públicas, que visem à garantia de direitos dessa parcela da população, que ainda sofre com o preconceito e a discriminação.
Referências
MOGADOURO, Claudia de Almeida. Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta). Tese de doutorado – USP. São Paulo, 2011.
MOLON, SUSANA Inês. Subjetividade e a constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis, RJ: 2003.
REGO, T.C. VYGOTSKY. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SILVA, Claudia Lopes de. Concepção histórico-cultural do cérebro na obra de Vigotski. Tese de doutorado da Faculdade de Educação da USP. São Paulo: s.n. 2012.
Documentos eletrônicos:
BESSA, K. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade, 2007. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/12.pdf. Acessado em 14/11/2015.
BRAGA, A. L. (2004). O cinema enquanto fonte de compreensão da realidade: Blade Runner e seu repertório simbólico. Revista Eletrônica O olho da História. Retirado em 25/10/2015, do: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/artigos/cinemarealidade.pdf.
MARTINS, Lígia Márcia. RABATINI, Vanessa Gertrudes. A Concepção de Cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar. PSICOLOGIA POLÍTICA. VOL. 11. No 22. PP. 345-358. JUL. – DEZ. 2011. Disponível em dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3899064.pdf. Acessado: 02/11/2015
NEVES, Rita de Araujo e DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista-Vol.1,n°2(abril 2006). Disponível em: www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf; Acessado: 02/11/2015.
RAMOS, Santiago Daniel Hernandez-Piloto. A dimensão formativa do cinema e a catarse como categoria psicológica: um diálogo com a psicologia histórico- cultural de Vigotski. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1535/1/A%20dimensao%20formativa%20do%20cinema%20e%20a%20catarse%20como%20categoria%20psicologica%20%20um%20dialogo%20com%20a%20psicologia%20historicocultural%20de%20Vigotski.pdf
TULESKI, S. C. ; CHAVES, Marta ; LUCENA, Jéssica ; LEITE, Hilusca Alves ; DELARI JUNIOR, A. Cinema como instrumento para a apropriação do materialismo histórico e dos conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. In: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. XI Jornada do HISTEDBR.
Cascavel: UNIOESTE,2013. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/3/artigo_simposio_3_658_silvanatuleski@gmail.com.pdf. Visitado em 02/11/2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Irene Cantero Barone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0