O CINEMA COMO MEDIADOR NA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE, NA ABORDAGEM DA PSICOLOGIA HISTÓRICA CULTURAL

Autores

  • Irene Cantero Barone Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Mediação, Cinema, Homossexualidade, Cultura

Resumo

A produção deste artigo foi motivada pela atividade de orientação científica sobre a letra L da sigla LGBT. O presente trabalho objetivou ampliar as discussões sobre o processo de mediação na constituição e transformação da subjetividade. Para isso, elegemos o cinema como instrumento de intermediação na temática da homossexualidade. Buscamos na teoria histórico-cultural, representada por Vygotsky, as evidências sobre a função do cinema como instrumento de mediação, na ampliação da compreensão da realidade, portanto, na ampliação da consciência, segundo a perspectiva vygotskyana. As produções acadêmicas disponíveis proporcionaram este estudo temático e a clareza de que esse instrumento pode fomentar as discussões na sociedade, ampliar conceitos e produzir ações relevantes, inclusive políticas públicas, que visem à garantia de direitos dessa parcela da população, que ainda sofre com o preconceito e a discriminação.

Biografia do Autor

Irene Cantero Barone, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de São Paulo)

Mestre em Educação, Administração e Comunicação (Universidade São Marcos)

Professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul no curso de Psicologia e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos cursos de Comunicação Social, Cinema, e Licenciatura em Arte

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Barone, I. C. (2023). O CINEMA COMO MEDIADOR NA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE, NA ABORDAGEM DA PSICOLOGIA HISTÓRICA CULTURAL. Revista Belas Artes, 17(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/311