INSTRUÇÕES E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA BELAS ARTES

A Revista BELAS ARTES destina-se a publicar artigos de resultados de iniciação cientifica, bem com artigos de mestres e doutores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e de outras Instituições, nacionais e internacionais, de Ensino Superior. Com periodicidade quadrimestral, a revista tempo objetivo divulgar as produções artístico- científicas relacionadas à área de Artes Visuais, Arquitetura, Comunicação Social, Design e Relações Internacionais conforme as seguintes seções:

a) Artigos científicos (compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, revisões de literatura e colaborações assemelhadas. O texto deve ter dimensão variável entre 30 mil a 40 mil caracteres, com espaço, resumo, abstract, contendo entre 3 e 5 palavras-chave. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta artístico e/ou científica. Ao longo do texto deve ser apresentada a proposta, a metodologia utilizada e os resultados encontrados);
b) Resenhas críticas (livro, cinema, música, mostra de artes visuais, teatro e dança, com dimensão variável entre 7 mil e 8 mil caracteres (com espaços);
c) Ensaios (texto, fotografia, desenho pintura e gravura). Os ensaios em textos devem contemplar temática artística, humanística, política, social e cultural e conter entre 20mil a 25mil caracteres.
d) Entrevistas: compreende entrevistas com profissionais de competência reconhecida que contribuem com sua experiência pessoal em alguma área relacionada com a ciência da informação.

Os trabalhos recebidos serão submetidos à Comissão Editorial e, subsequentemente, a consultores externos (pareceristas) e publicados após a devida aprovação. Os não aprovados para publicação serão devolvidos não cabendo recursos. As colaborações devem necessariamente ser inéditas e destinadas exclusivamente à Revista.

Normas para a redação dos textos:

1. Os trabalhos podem ser escritos em língua portuguesa padrão bem como espanhol ou inglês.

2. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os originais serão encaminhados aos avaliadores no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.

4. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação

5. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.

6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

7. Os textos devem ser configurados no programa Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1 1⁄2 e alinhamento justificado, exceto “Referências” que devem estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita.

8. Os trabalhos serão identificados pelo título (sugerimos títulos curtos e claros tendo em vista a objetividade editorial), digitado em maiúsculas e em negrito. A identificação do autor deve ser feita no início do trabalho, logo após o título, em maiúsculas, negrito e centralizado; no caso de mais de um autor, a separação será feita por ponto e vírgula. Os créditos acadêmicos devem constar em nota de rodapé, indicadas com asterisco após o(s) nome(s) do(s) autor (es), acompanhados de um endereço eletrônico.

9. Nos textos apresentados em português ou espanhol, um título em inglês deverá vir antes dos autores, com fonte 10pt, em itálico e negrito. No caso de textos em inglês, um título deverá ser em português ou espanhol.

10. Todos os trabalhos submetidos em Português ou Espanhol incluirão um resumo em inglês (abstract) e, os submetidos em inglês, um resumo em português ou espanhol. Os resumos não deverão exceder 200 palavras, com a indicação, subsequente, de 3 a 6 palavras-chave. Os resumos constarão de um parágrafo (em bloco, sem entrada de primeira linha), apresentando os principais aspectos da introdução, desenvolvimento, resultados e conclusões do trabalho.

11. Tabelas e figuras serão numeradas, em ordem crescente, destacando-se, em negrito, o tipo de registro ou imagem apresentada e sua respectiva numeração;

12. Ilustrações, como figuras, gráficos, tabelas, quadros e fotografias deverão ser incluídas no texto, sendo necessário o encaminhamento, via correio, de uma cópia eletrônica do original, separadamente, em CD com, no mínimo, 300 DPI de resolução em arquivo JPG.

13. Citação direta de até três linhas será inserida no parágrafo entre aspas. Se o texto original já contiver aspas, essas serão substituídas pelo apóstrofo ou aspas simples. Citação direta com mais de três linhas deve aparecer em parágrafo distinto, com 4 cm da margem esquerda e alinhada com a margem direita, apresentada sem aspas e com tamanho de fonte menor que a do texto; no caso, sugere-se 11pt. Deve-se seguir à ABNT NBR 10520.

Recomendações – Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002, deve-se utilizar o sistema autor e data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

14. Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

15. Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

16. Nomenclaturas e símbolos deverão ser explicitados ao longo do texto, sendo possível a utilização de notas de rodapé para tal.

17. Expressões em língua distinta da utilizada no trabalho deverão ser grafadas em itálico. 18. As referências bibliográficas deverão se restringir às obras efetivamente citadas no texto do trabalho, sendo observadas as normas da ABNT. NBR 6023/2003. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

19. Os conceitos e afirmações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagem(ns) inserida(s) nos artigos.

20. No caso de fotografia(s) ou imagem(ns) de pessoa(s), o(s) autor(es) devem anexar ao trabalho uma autorização para a liberação de imagem.

21. Ao entregar seu texto ou ensaio (fotográfico, desenho, pintura ou gravura) de sua autoria, para publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os seus direitos para a revista.

22. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000), da World Medical Association (http://www.wma.net/e/policy/b3.htm), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Metodologia do artigo).

23. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser encaminhados ao CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES, Fone (+55) 1155767300 Ramal 5807 - Central de Extensão e Centro de Orientação à Pesquisa, CEP 04018010, São Paulo – SP – Brasil.
O texto original (e as ilustrações, se for o caso) deverá ser enviado, em anexo, para o e-mail: jose.mathias@belasartes.br
As informações a respeito da tramitação do trabalho, até a publicação, serão enviadas por e-mail. Nesse sentido, é fundamental que o/s autor/es indique/m seu/s endereço/s eletrônico/s no momento da entrega dos textos.