INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU ENTENDIMENTO
Palavras-chave:
Educação, Inovação, CriatividadeResumo
Esse artigo representa uma reflexão a partir da identificação do conceito de inovação, inovação na educação e algumas ações consideradas inovadoras. Consultamos artigos e publicações que destacaram o tema inovação e práticas, principalmente em educação. Esse objeto se constitui de complexidade, desperta interesse há décadas e o entendimento do que é inovar relaciona-se com a necessidade na preparação das gerações para o enfrentamento das incertezas do futuro. Nota-se que na base da inovação como processo planejado, intencional, dinâmico e flexível, está a criatividade, de indivíduos e de instituições/corporações que aprendem. As práticas são consideradas inovadoras em decorrência do entendimento sobre o que é inovar e estão atreladas aos impactos que seus resultados causam na realidade. De qualquer modo, do ponto de vista da inovação, formando ou atuando, as instituições relacionadas à educação devem funcionar inspiradas nas tendências, devem conectar-se. Assim, ao pensarem seus currículos, métodos e técnicas, formas de gestão devem prospectar, antever respostas. É consenso que a Educação é força motriz para o desenvolvimento de um país, portanto, pensar educação, inovação e criatividade, e acima de tudo em pessoas, nunca sai de moda e demanda movimentos contínuos e, na medida do possível, sistematizados.
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