A EMBALAGEM DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: DE PÔNEIS MALDITOS A CANTORES ESQUECIDOS. SEDUÇÃO PELO HUMOR OU PELO ESCRACHO?

Autores

  • Marilene Garcia Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

discurso publicitário, humor e publicidade, gêneros textuais, mídias sociais

Resumo

Presencia-se, atualmente, uma mistura de estilos de linguagem para embalar mensagens publicitárias. São estilos tradicionais e, ao mesmo, reversos e inesperados, e que, paradoxalmente, conseguem atrair audiências ávidas por novos formatos de comunicação. Este artigo propõe-se a refletir sobre a linguagem de alguns cases publicitários, veiculados pela televisão, mídia impressa ou pela Internet (youtube/mídias sociais/twitter), observando-se tendências que implicam mudança de valores e de patrões de comportamento, a partir da tênue linha que divide o humor e o escracho.

Biografia do Autor

Marilene Garcia, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Letras (Universidade de São Paulo)

Mestre em Linguística (Unicamp)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

A FOLHA DE SÃO PAULO, edição de 10/09/2011.

ADLER, R. & RODMAN, G. Comunicação humana. Rio de Janeiro, Editora LTC, 7a. Edição, 2003.

BETO BARBOSA – http://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Barbosa;

BARBOSA, Miriam B. M. O slogan: eficácia e persuasão em texto condensado. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada defendida na Pontífícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. http://www.pucsp.br/pos/lael/lael- inf/teses/miriamb_m_barbosa.pdf, acesso em 08/09/2011.

BERGSON, H. O Riso. São Paulo, Zahar, 2011.

CARVALHO, N. Publicidade, o discurso da sedução. São Paulo, Editora Atica, 3a. Edição, 2006.

COOK, G. The discours of advertising. London: Routledge, 1992.

DOWING, L.H. Text world creation in adverting discourse. Círculo de Linguística Aplicada e la Comunication. In Revista Alicantina de Estudos Ingleses, 13th. January, 2003 p. 67-88.

EXPLODE CORAÇÃO – Novela de Glória Peres – rede Globo de Televisão - 1995/1996 – http://pt.wikipedia.org/wiki/Explode_Cora%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 10/09/2011.

ÉPOCA NEGÓCIOS. http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI254112- 16370,00BYAFRA+SOBRE+CAMPANHA+DA+BRADESCO+SEGUROS+BASTOU+SER+ EU+MESMO.html – Acesso em 10/09/2011.

INÁCIO, K. R & ABI-SABER, A O humor na propaganda como ferramenta de persuasão, Centro Universitário de Belo Horizonte, 2008.In; http://www.webartigos.com/articles/6893/1/O-Humor-Na-Propaganda-Como-Ferramenta- De-Persuasao/pagina1.html - Acesso em 16/09/2011.

MANGUENEAU, D. Análise de textos de Comunicação. São Paulo. Editora Cortez, 2002. MARTINS, J. R. Redação Publicitária – Teoria e Prática. São Paulo, Editora Atlas, 1997.

SANT'ANNA, A Teoria, Técnica e Prática da Propaganda. 3a. Edição, São Paulo. Livraria Pioneira Editora, 1982.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Garcia, M. (2023). A EMBALAGEM DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: DE PÔNEIS MALDITOS A CANTORES ESQUECIDOS. SEDUÇÃO PELO HUMOR OU PELO ESCRACHO?. Revista Belas Artes, 5(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/197