COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA, PÚBLICA E SOCIAL - OS DESAFIOS DO TWITTER, YOUTUBE, ORKUT E BLOGS PARA O DISCURSO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores

  • Marilene Garcia

Palavras-chave:

Publicidade na Comunicação instantânea, Comunicação da mobilidade, Redes sociais na propaganda e publicidade

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre alguns caminhos possíveis a serem trilhados pelo discurso da publicidade e propaganda em termos ocupar espaços na arena da comunicação pública, instantânea e em redes sociais. Isso que implica, necessariamente, a incorporação de diferentes recursos para a adaptabilidade a esses novos lugares de comunicação com acesso a públicos diversificados em seus hábitos, na rede de valores e desempenho de consciência cidadã. As formas de adaptabilidade da linguagem publicitária por conta do uso do twitter, blogs, youtube, orkurt, telefone celular, entre outros meios de comunicação instantânea, devem ser vistas como linguagens mediadoras das relações interpessoais de cunho público e privado, que propõem interações e comportamentos de fidelidade, assiduidade, valores sociais, instrumentos de monitoria, ações voluntárias e solidárias, códigos de ética, linguagens fragmentadas e recodificadas. O discurso publicitário procura nestes contextos seus novos espaços para a persuasão.

Biografia do Autor

Marilene Garcia

Doutora em Educação (PUC-SP)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Consultora linguística e diretora da FaleLíngua

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Garcia, M. (2023). COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA, PÚBLICA E SOCIAL - OS DESAFIOS DO TWITTER, YOUTUBE, ORKUT E BLOGS PARA O DISCURSO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Revista Belas Artes, 2(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/167