Profissão Lobbista - “Um Ideal de Vida...”

Autores

  • Paulo Tempestini Centro Universitário Belas artes de São Paulo

Palavras-chave:

lobbista, lobby, influência política

Resumo

Se o lobbista trabalhar em uma grande organização, da iniciativa privada, ou em uma associação de interesse comunitário, suas metas e estratégias são as mesmas. Em primeiro lugar, os lobbistas devem ser adeptos da arte da persuasão, que é o pilar de sua profissão. Eles devem ser capazes de influir os políticos a votar leis que favoreçam os interesses que eles representam. Isto significa ser capaz de moldar os seus apelos de tal forma que eles sejam capazes de sensibilizar indivíduos específicos na sociedade ao mesmo tempo em que pressionam grandes blocos partidários, sejam da situação ou da oposição.

Biografia do Autor

Paulo Tempestini, Centro Universitário Belas artes de São Paulo

Doutor em Ciência Política. É Professor no curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na Pós-graduação da Unisa.

Referências

Constituição Federal do Brasil, Senado Federal, Editora Senado Federal, Brasília, 2002.

Guide to Lobbyst Registration and Reportiong, The Florida Legislature, Tahalassi, 2003.

Lobbyist, in Profissions Index, Princeton Review, University of Princeton Press, Princeton, 2003.

Public Disclosure Comission: Public Agency Lobbying, State of Washington, Olimpia, 1998.

Regimento da Câmara Federal, Editora da Câmara dos Deputados, Brasília, 2002.

US Lobby Report for 2002, United States Senate Office of Public Records, Washington DC, 2003.

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Publicado

06-06-2003

Como Citar

Tempestini, P. (2003). Profissão Lobbista - “Um Ideal de Vida.”. Revista Data Venia, 5(4), 4–10. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/datavenia/article/view/493