Limitações Americanas
Palavras-chave:
Sérgio Vieira de Mello, Iraque, ONUResumo
A morte de Sérgio Vieira de Mello, em agosto último, mostrou o imbróglio que é o Iraque. O atentado contra a Sede provisória da ONU, em Bagdad, deixou claro que o controle da situação no país é precária. Como uma espécie de repetição histórica do que ocorria nos impérios coloniais europeus, os norte-americanos controlam de uma maneira eficaz porções pequenas do território conquistado, mas estão expostos a ações de guerrilha urbana e atentados numa região vasta, inamistosa e de difícil controle. A violência da “Resistência Iraquiana” foi apontada por vários analistas como algo provável, já pouco antes do início da guerra em março/abril deste ano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávio Rocha de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0