REFLEXÕES SOBRE OS TIPOS DE CENOGRAFIA TEATRAL

Autores

  • Sergio Ricardo Lessa Ortiz Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

cenografia, espaço de representação, arquitetura teatral

Resumo

Este artigo trata da exposição e reflexão sobre os tipos de cenografia teatral realizados a partir da análise do texto Introdução histórica sobre cenografia: os primeiros rascunhos, escrito por Antônio Campelo Netto, com a contribuição e revisão do professor e pesquisador Fausto Viana. Aborda questões sobre uma revisão acerca da possibilidade de categorização dos diversos tipos de cenários produzidos até o presente momento, permitindo que haja a possibilidade de maior aprofundamento sobre as categorias apresentadas a seguir em pesquisas futuras, bem como no aprendizado sobre cenografia teatral.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Lessa Ortiz, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. É sócio do escritório SLH Arquitetos Associados, com atuação destacada em arquitetura, paisagismo e urbanismo. Professor e coordenador no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo na graduação em Arquitetura e Urbanismo e na coordenação de cursos de pós-graduação nas áreas de cenografia, design de interiores e direção de arte. Integrou o Corpo Curatorial da 15a Quadrienal de Praga de Design do Espaço e da Performance (2023), premiada com Best Teamwork. Atua como avaliador e parecerista em políticas públicas culturais e educacionais.

Referências

HUBERT, Marie-Claude. As grandes teorias do teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes,

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MOTTA, Gilson. O espaço da tragédia: na cenografia brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig; Brasília: Cnpq, 2011.

NERO, Cyro del. Cenografia: uma breve visita. São Paulo: Claridade, 2008.

NERO, Cyro del. Máquina para os deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da

cenografia. São Paulo: Senac, 2009.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011. RATTO, Giani. Antitratado de cenografia. São Paulo: Senac, 1999.

SILVA, Marta Isaacson de Souza. Le Projet Anderson, Lepage e a performance da imagem técnica. Revista Poiésis, Rio de Janeiro, v. 11, n. 16, p. 63-73, dez. 2010. Disponível em: http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26980. Acesso em: 10 fev. 2023.

VIANA, Fausto Roberto P.; CAMPELLO NETO, Antonio Heráclito C. Introdução histórica sobre cenografia: os primeiros rascunhos. São Paulo: Fausto Viana, 2010.

WILSON, E. Principais formas e movimentos teatrais. Cadernos de Teatro, Rio de Janeiro, n. 144, p. 14-23, jan./mar., 1996. Disponível em: http://otablado.com.br/media/cadernos/arquivos/CADERNOS_DE_TEA TRO_NUM_144.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

Downloads

Publicado

03-02-2026

Como Citar

Ortiz, S. R. L. (2026). REFLEXÕES SOBRE OS TIPOS DE CENOGRAFIA TEATRAL. Revista Belas Artes, 40(1), 47–61. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/684