VODU HAITIANO E DEMONIZAÇÃO CULTURAL CRÍTICA AO DISCURSO COLONIALISTA VIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E A PROBLEMÁTICA DA ALTERIDADE

Autores

  • Lucas Vinícius Rocha de Araujo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • José Ronaldo Alonso Mathias Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Cinema, Cultura, Decolonialidade, Estudos Culturais, Vodu

Resumo

Este estudo possui como finalidade investigar a práxis de demonização cultural acerca do vodu haitiano via representações audiovisuais, focalizando a linguagem cinematográfica a fim de estabelecer um diálogo crítico entre arte e sociedade. Desta forma, a presente pesquisa fundamenta-se numa abordagem antropológica que parte dos estudos culturais e dos estudos de comunicação social, com o intuito de compreender noções no tocante à cultura e à recepção do público e como este decodifica as mensagens transmitidas por intermédio de representações fictícias na indústria cinematográfica, formando assim, um imaginário coletivo acerca de costumes e práticas litúrgicas próprias do Haiti. Por esse ângulo, surge a indispensabilidade de adotar-se uma abordagem decolonial para a realização da presente investigação.

Biografia do Autor

José Ronaldo Alonso Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

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Publicado

04-08-2025

Como Citar

Araujo, L. V. R. de, & Mathias, J. R. A. (2025). VODU HAITIANO E DEMONIZAÇÃO CULTURAL CRÍTICA AO DISCURSO COLONIALISTA VIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E A PROBLEMÁTICA DA ALTERIDADE. Revista Belas Artes, 40(3), 148–175. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/642