VODU HAITIANO E DEMONIZAÇÃO CULTURAL CRÍTICA AO DISCURSO COLONIALISTA VIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E A PROBLEMÁTICA DA ALTERIDADE
Palavras-chave:
Cinema, Cultura, Decolonialidade, Estudos Culturais, VoduResumo
Este estudo possui como finalidade investigar a práxis de demonização cultural acerca do vodu haitiano via representações audiovisuais, focalizando a linguagem cinematográfica a fim de estabelecer um diálogo crítico entre arte e sociedade. Desta forma, a presente pesquisa fundamenta-se numa abordagem antropológica que parte dos estudos culturais e dos estudos de comunicação social, com o intuito de compreender noções no tocante à cultura e à recepção do público e como este decodifica as mensagens transmitidas por intermédio de representações fictícias na indústria cinematográfica, formando assim, um imaginário coletivo acerca de costumes e práticas litúrgicas próprias do Haiti. Por esse ângulo, surge a indispensabilidade de adotar-se uma abordagem decolonial para a realização da presente investigação.
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