DESIGN THINKING PARA REDES SOCIAIS: APLICABILIDADE NA CONSULTORIA MARTINS & MALVEZI
Palavras-chave:
Redes Sociais, Design Thinking, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, ConsultoriaResumo
Hoje em dia as redes sociais possuem um papel fundamental no meio de comunicação e aliadas a algumas técnicas de marketing digital, marketing de conteúdo e a aplicação da metodologia do Design Thinking é possível torná-las muito mais relevantes para os usuários. Com a pandemia de 2020 muitas empresas precisaram se reinventar, serem mais empáticas e aproveitar as novas oportunidades digitais. Visando essas mudanças, esse estudo propõe a aplicabilidade de Design Thinking nas redes sociais da consultoria Martins& Malvezi, com o objetivo de melhoria dos conteúdos, alinhamento com o público- alvo e aumento do engajamento de novos followers. Foram elaborados levantamentos bibliográficos, pesquisas, entrevistas e estudos de casos focando nas ferramentas práticas e nas principais etapas da metodologia citada. Os resultados indicaram a ação de criação de novos perfis de público-alvo, bem como, uma nova abordagem de conteúdo desenvolvidos para as redes sociais. Com a análise e aplicações realizadas, foi possível entender todo o contexto que a consultoria está inserida, formular o direcionamento da empresa para uma alteração relevante em seus canais de comunicação e, também, prever as próximas etapas necessárias para transformá- la em uma referência no assunto.
Referências
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011. BENCHMARKING: entenda tudo sobre essa estratégia. Leads 2b, 2021 Disponível
em:https://leads2b.com/blog/benchmarking/. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.
BLIP, Take. Conheça 5 pilares de marketing digital que sua empresa precisa seguir. Take Blip Blog, 2016. Disponível em: https://www.take.net/blog/marketing/pilares-do- marketing-digital/.Acesso em: 15 dezembro de 2021.
BROWN, Tim. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books, v. 3, f. 152, 2020. 304 p.
CARVALHO, Ícaro. Transformando palavras em dinheiro. Buzz Editora, v. 1, f. 88, 2020. 176p.
DIGITAL in 2018: The Americas. Hootsuite,2018. Disponível em: https://www.hootsuite.com/resources/digital-in-2018-americas. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
ENTENDA o que é matriz CSD. Sebrae Minas, 2019 Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/entenda-o-que-e-matriz-csd/. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias.Editora Altas, v. 2, f. 278, 2020. 556 p. https://leads2b.com/blog/benchmarking/
INTERNET durante a pandemia: 97% dos entrevistados a usam todos os dias, diz pesquisa. E- Commerce Brasil, 2020. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/brasileiros- acessam-a-internet-todos-os- dias/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
KOLKO, Jon. Do design thinking ao design doing: Como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam. M.Books, v. 3, f. 135, 2018. 270 p.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. 1 ed. Sextante, v. 3, f. 104, 2017. 208 p.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia paraa humanidade. 1 ed. Sextante, v. 1, f. 128, 2021. 256 p.
LEWRICK, Michael; LINK, Patrick; LEIFER, Larry. A jornada do design thinking. 1 ed. Alta Books, v. 1, 2019. 352 p.
MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, v. 1, f. 104, 2015. 208 p.
NUNES, Ivan. O que é Benchmarking e qual a sua importância para o Marketing Digital. Rockcontent, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/benchmarking/. Acesso em: 15dezembro de 2021.
PARTHENON, Ey. Consumo e Pandemia: As mudanças de hábitos e padrões de comportamento provocados pelo coronavírus. Veja Insights, 2020. Disponível em:https://veja.abril.com.br/insights-list/insight-3/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
QUALIBEST, Instituto. Hábitos de Consumo: Quais as tendências de mercado criadas pelo novoCoronavírus?. Qualibest, 2021. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/blog/comunicacao-e-midia/habitos-de-consumo-quais- as- tendencias-de-mercado-criadas-pelo-novo-coronavirus/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
TCI domicílios 2019. Cetic, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
USO de apps no Brasil. Mobile Time, 2020. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/uso-de-apps-no-brasil-junho-de-2021/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.
VIANNA, M., ADLER I., LUCENA, B., RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raissa Novaes Fagundes Malvezi, Renata de Souza Prado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Belas Artes, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0