DESIGN THINKING PARA REDES SOCIAIS: APLICABILIDADE NA CONSULTORIA MARTINS & MALVEZI

Autores

  • Raissa Novaes Fagundes Malvezi Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Renata de Souza Prado Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Redes Sociais, Design Thinking, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Consultoria

Resumo

Hoje em dia as redes sociais possuem um papel fundamental no meio de comunicação e aliadas a algumas técnicas de marketing digital, marketing de conteúdo e a aplicação da metodologia do Design Thinking é possível torná-las muito mais relevantes para os usuários. Com a pandemia de 2020 muitas empresas precisaram se reinventar, serem mais empáticas e aproveitar as novas oportunidades digitais. Visando essas mudanças, esse estudo propõe a aplicabilidade de Design Thinking nas redes sociais da consultoria Martins& Malvezi, com o objetivo de melhoria dos conteúdos, alinhamento com o público- alvo e aumento do engajamento de novos followers. Foram elaborados levantamentos bibliográficos, pesquisas, entrevistas e estudos de casos focando nas ferramentas práticas e nas principais etapas da metodologia citada. Os resultados indicaram a ação de criação de novos perfis de público-alvo, bem como, uma nova abordagem de conteúdo desenvolvidos para as redes sociais. Com a análise e aplicações realizadas, foi possível entender todo o contexto que a consultoria está inserida, formular o direcionamento da empresa para uma alteração relevante em seus canais de comunicação e, também, prever as próximas etapas necessárias para transformá- la em uma referência no assunto.

Biografia do Autor

Raissa Novaes Fagundes Malvezi, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Aluna do curso de Pós-Graduação em Design e Gestão de Negócios do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com mais de 10 anos de experiência na elaboração e execução de estudos para o Programa MCMV, seu conhecimento passa por todas as fases de um empreendimento imobiliário. Know how no desenvolvimento de estudos relacionados à interpretação de normas técnicas e legislações urbanísticas e análise de viabilidade técnica. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FMU, especialização em Design pela Anhembi Morumbi e sócia da consultoria Martins & Malvezi.

Renata de Souza Prado, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Administração com ênfase em Inovação e Empreendedorismo pela FEA-USP e graduação em Engenharia Elétrica pela Poli-USP. Professora da disciplina de Design Thinking e Experiência do Usuário na Pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de planejamento estratégico e marketing em grandes corporações, atua desde 2015 em projetos de empreendedorismo, inovação e tecnologia para empreendedores, startups e estudantes.

Referências

AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011. BENCHMARKING: entenda tudo sobre essa estratégia. Leads 2b, 2021 Disponível

em:https://leads2b.com/blog/benchmarking/. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.

BLIP, Take. Conheça 5 pilares de marketing digital que sua empresa precisa seguir. Take Blip Blog, 2016. Disponível em: https://www.take.net/blog/marketing/pilares-do- marketing-digital/.Acesso em: 15 dezembro de 2021.

BROWN, Tim. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books, v. 3, f. 152, 2020. 304 p.

CARVALHO, Ícaro. Transformando palavras em dinheiro. Buzz Editora, v. 1, f. 88, 2020. 176p.

DIGITAL in 2018: The Americas. Hootsuite,2018. Disponível em: https://www.hootsuite.com/resources/digital-in-2018-americas. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

ENTENDA o que é matriz CSD. Sebrae Minas, 2019 Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/entenda-o-que-e-matriz-csd/. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias.Editora Altas, v. 2, f. 278, 2020. 556 p. https://leads2b.com/blog/benchmarking/

INTERNET durante a pandemia: 97% dos entrevistados a usam todos os dias, diz pesquisa. E- Commerce Brasil, 2020. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/brasileiros- acessam-a-internet-todos-os- dias/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

KOLKO, Jon. Do design thinking ao design doing: Como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam. M.Books, v. 3, f. 135, 2018. 270 p.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. 1 ed. Sextante, v. 3, f. 104, 2017. 208 p.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia paraa humanidade. 1 ed. Sextante, v. 1, f. 128, 2021. 256 p.

LEWRICK, Michael; LINK, Patrick; LEIFER, Larry. A jornada do design thinking. 1 ed. Alta Books, v. 1, 2019. 352 p.

MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, v. 1, f. 104, 2015. 208 p.

NUNES, Ivan. O que é Benchmarking e qual a sua importância para o Marketing Digital. Rockcontent, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/benchmarking/. Acesso em: 15dezembro de 2021.

PARTHENON, Ey. Consumo e Pandemia: As mudanças de hábitos e padrões de comportamento provocados pelo coronavírus. Veja Insights, 2020. Disponível em:https://veja.abril.com.br/insights-list/insight-3/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

QUALIBEST, Instituto. Hábitos de Consumo: Quais as tendências de mercado criadas pelo novoCoronavírus?. Qualibest, 2021. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/blog/comunicacao-e-midia/habitos-de-consumo-quais- as- tendencias-de-mercado-criadas-pelo-novo-coronavirus/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

TCI domicílios 2019. Cetic, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

USO de apps no Brasil. Mobile Time, 2020. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/uso-de-apps-no-brasil-junho-de-2021/. Acesso em: 15 dezembro de 2021.

VIANNA, M., ADLER I., LUCENA, B., RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

04-08-2025

Como Citar

Malvezi, R. N. F., & Prado, R. de S. (2025). DESIGN THINKING PARA REDES SOCIAIS: APLICABILIDADE NA CONSULTORIA MARTINS & MALVEZI. Revista Belas Artes, 40(3), 108–135. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/640