RECORTES EM MOVIMENTO: COMO A ANIMAÇÃO É UTILIZADA NA EXPRESSÃO DAS NARRATIVAS DOS VIDEOCLIPES MUSICAIS DE BABULINA'S TRIP (2013) E PURO DISFARCE (2019)

Autores

  • Luísa Monteiro Teixeira Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Adriana Kei Ohashi Sato Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Animação De Recorte, Experimental, Videoclip, Cultura Brasileira

Resumo

Este artigo busca compreender as possibilidades de expressão na animação e o papel que esta desempenha nas narrativas de videoclipes musicais, destacando o caráter experimental dessas produções. O gênero teve grande influência do canal MTV, o qual desafiou as convenções tradicionais e criou novas relações com a edição. No Brasil, a música visual e os curta- metragens experimentais foram precursores do gênero. Os dois videoclipes escolhidos são caracterizados pela colagem em animação de recorte, a qual se utiliza das tecnologias disponíveis para ampliar as possibilidades de representação e produção de sentido da música.

Biografia do Autor

Adriana Kei Ohashi Sato, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui graduação em Desenho Industrial - Proj. Produto pela mesma instituição. Atualmente leciona nos bacharelados em Design de Games e em Cinema e Audiovisual e nos cursos superiores de Tecnologia em Jogos Digitais e de Tecnologia em Design de Animação do Centro Universitário Belas Artes. É coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Curso de Pós-Graduação em Animação e Cenários Digitais da mesma instituição.

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FILMOGRAFIA

AS AVENTURAS do Príncipe Achmed. Direção: Lotte Reiniger. Alemanha, 1926.

BABULINA'S Trip. Direção: Erick Ricco, Fernando Mendes, Tetê Motta e Victor Dias. Belo Horizonte, 2013.

BATUQUE. Direção: Pedro Ernesto Stilpen. Brasil, 1970.

BEGONE Dull Care. Direção: Evelyn Lambart e Norman McLaren. Canadá, 1949.

DESENHO Abstrato. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1957.

LUZ, Anima, Ação. Direção: Eduardo Calvet. São Paulo, Canal Brasil, 2013.

MEOW. Direção: Marcos Magalhães, Brasil, 1981.

O KAISER. Direção: Álvaro Marins. Brasil, 1917.

PICONZÉ. Direção: Ypê Nakashima. Brasil, 1977.

PURO Disfarce. Direção: Pedro Colombo. Brasil, 2019.

REFLEXOS. Direção: Pedro Ernesto Stilpen. Brasil, 1974.

SORRIR. Direção: José Rubens Siqueira. Brasil, 1975.

SOUND Abstract. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1958.

SOUND Synthetic. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1959.

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Publicado

04-08-2025

Como Citar

Teixeira, L. M., & Sato, A. K. O. (2025). RECORTES EM MOVIMENTO: COMO A ANIMAÇÃO É UTILIZADA NA EXPRESSÃO DAS NARRATIVAS DOS VIDEOCLIPES MUSICAIS DE BABULINA’S TRIP (2013) E PURO DISFARCE (2019). Revista Belas Artes, 40(3), 76–107. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/639