RECORTES EM MOVIMENTO: COMO A ANIMAÇÃO É UTILIZADA NA EXPRESSÃO DAS NARRATIVAS DOS VIDEOCLIPES MUSICAIS DE BABULINA'S TRIP (2013) E PURO DISFARCE (2019)
Palavras-chave:
Animação De Recorte, Experimental, Videoclip, Cultura BrasileiraResumo
Este artigo busca compreender as possibilidades de expressão na animação e o papel que esta desempenha nas narrativas de videoclipes musicais, destacando o caráter experimental dessas produções. O gênero teve grande influência do canal MTV, o qual desafiou as convenções tradicionais e criou novas relações com a edição. No Brasil, a música visual e os curta- metragens experimentais foram precursores do gênero. Os dois videoclipes escolhidos são caracterizados pela colagem em animação de recorte, a qual se utiliza das tecnologias disponíveis para ampliar as possibilidades de representação e produção de sentido da música.
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FILMOGRAFIA
AS AVENTURAS do Príncipe Achmed. Direção: Lotte Reiniger. Alemanha, 1926.
BABULINA'S Trip. Direção: Erick Ricco, Fernando Mendes, Tetê Motta e Victor Dias. Belo Horizonte, 2013.
BATUQUE. Direção: Pedro Ernesto Stilpen. Brasil, 1970.
BEGONE Dull Care. Direção: Evelyn Lambart e Norman McLaren. Canadá, 1949.
DESENHO Abstrato. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1957.
LUZ, Anima, Ação. Direção: Eduardo Calvet. São Paulo, Canal Brasil, 2013.
MEOW. Direção: Marcos Magalhães, Brasil, 1981.
O KAISER. Direção: Álvaro Marins. Brasil, 1917.
PICONZÉ. Direção: Ypê Nakashima. Brasil, 1977.
PURO Disfarce. Direção: Pedro Colombo. Brasil, 2019.
REFLEXOS. Direção: Pedro Ernesto Stilpen. Brasil, 1974.
SORRIR. Direção: José Rubens Siqueira. Brasil, 1975.
SOUND Abstract. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1958.
SOUND Synthetic. Direção: Roberto Miller. Brasil, 1959.
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