MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO: A DIMENSÃO ARTÍSTICA DE UM MUSEU CIENTÍFICO
Palavras-chave:
Museu, Energia, Patrimônio, Arte, Ciência, InterdisciplinaridadeResumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Museu da Energia de São Paulo, em especial a construção que o abriga: o chamado Casarão Santos Dumont. A autoria do seu projeto arquitetônico é associada à Ramos de Azevedo. Sendo assim, a estética do imóvel é rica em ornamentação e detalhes que evocam as principais tendências artísticas que se introjetaram na grande São Paulo do final do século XIX e início do século XX. Neste artigo serão identificados e interpretados alguns destes elementos decorativos a fim de evidenciar a Arte existente no Museu. Objetiva-se atestar que o Museu da Energia de São Paulo, embora autodenominado um museu científico-tecnológico, pode ir além e utilizar seus elementos artísticos para potencializar seus discursos expográficos e educativos; discutir o tema Energia em São Paulo através das lentes da História da Arte.
Referências
ARGAN, G. C. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo, Companhia das Letras, 1992, 736 p.
BRANQUINHO, E. S. Campos Elíseos no centro da crise: a reprodução do espaço no centro de São Paulo. 2007. 248 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CASTRO, J. B; IMBRONITO, M. I. A superfície decorada do ladrilho hidráulico e os movimentos arts and crafts , art nouveau e art déco. Educação Gráfica. Bauru, v. 24, n. 1. p. 412 - 428. Abr 2020.
Fundação Energia e Saneamento. Reposicionamento Institucional. São Paulo, 2021, 15 p.
Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo. Complexo Santos Dumont - Nova Sede e Museu da Energia. São Paulo, s.d. 22 p.
Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo; Escritório Júlio Moraes Conservação e Restauro SCL. Casarão Santos Dumont. Proposta para Museu da Energia - Núcleo de São Paulo. Relatório Técnico de Prospecções - Volume I. Vol. 1. São Paulo, 2001. 134 p.
Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo; Escritório Júlio Moraes Conservação e Restauro SCL Casarão Santos Dumont. Proposta para Museu da Energia - Núcleo de São Paulo. Relatório Técnico de Prospecções - Volume II. Vol. 2. São Paulo, 2001. 146 p.
ICOM Brasil. Nova Definição de Museu. São Paulo, 2022. Disponível em <https://www.icom.org.br/?page_id=2776>. Acesso em 23 Mai 2023.
MEGGS, P. B; PURVIS, A. W. História do Design Gráfico. 4. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2009, 717 p.
MENDONÇA, T. C. Técnica e construção em Ramos de Azevedo - a construção civil em campinas. 2010. 281 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SCHWARCZ, L. M. O nascimento dos museus brasileiros: 1870-1910. História da Ciências Sociais no Brasil. Tradução. São Paulo, Editora Sumaré, 2001.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciencia, vol. 40, núm. 6, jun, 2015, p. 423 - 432. Asociación Interciencia Caracas, Venezuela.
ZANINI W. (org). História Geral da Arte no Brasil. Vol. 1, São Paulo, 1983. MOTTA, F. L. Art-nouveau, modernismo, ecletismo e industrialismo. São Paulo, 1983, p. 453 - 484.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renan Garriga Kawaguti, José Ronaldo Alonso Mathias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Belas Artes, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0