A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PARA O DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS

Autores

  • Tatiana Bianco Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Adriano Brainer Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Design estratégico, Neurodesign, Leis da psicologia aplicadas em design, Comportamento do consumidor digital

Resumo

Com a grande oferta de modelos prontos para se desenvolver sites, há uma relevância no bom uso dessas ferramentas. O objetivo dessa pesquisa é compreender a importância do papel do designer no desenvolvimento estratégico e na construção de interfaces digitais. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica de conceitos como comportamento do consumidor digital, neurodesign, leis da psicologia em design, design estratégico, entre outros. Uma análise sobre o uso das leis da psicologia foi efetuada em site de um estúdio de pilates; bem como, foi proposto e testado um protótipo com sugestões de melhorias de usabilidade de interface digital. A partir dos resultados obtidos através do questionário aplicado com usuários, foram identificados problemas de usabilidade no site. Observa-se também, resultados positivos percebidos pelos participantes da pesquisa em relação ao protótipo. Concluiu-se, portanto, que a aplicação dos conceitos propostos das leis de psicologia aplicadas ao design, na interface digital desenvolvida no protótipo para o estúdio, gerou maior satisfação e boas experiências.

Biografia do Autor

Tatiana Bianco, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Aluna do Curso de Pós-Graduação em Design Digital e Novas Mídias do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Designer gráfico e digital. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi.

Adriano Brainer, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Jornalista, professor de pós-graduação, especializado pela ESPM em Master Business Communication. Pós-graduado em Design Digital e Novas Mídias pelo Centro Universitário Belas Artes de SP, graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Paulista e mestrando em Comunicação Social pela UMESP. Atua há 17 anos na área de comunicação.

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Publicado

04-08-2025

Como Citar

Bianco, T., & Brainer, A. (2025). A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PARA O DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS. Revista Belas Artes, 39(2), 49–70. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/633