FOGO NO PARQUINHO: COMO OS MEMES MUDARAM A FORMA COMO VEMOS O MUNDO
Palavras-chave:
Meme, Memética, Linguagem, Comunicação Digital, InternetResumo
Quando falamos em memes, precisamos entender a dimensão que uma simples piada tem na divulgação de informações, no alcance de pessoas e na dispersão das mensagens. Elas conseguem dar credibilidade e tirar a seriedade de qualquer conteúdo, dependendo de como são usadas. Muito do que se vê nos grandes memes é fruto de um forte senso de compreensão e fácil assimilação construído de forma midiática, que atropela a formação de conceitos e que direciona o já alienado público ao que é produzido pela indústria cultural e da internet, criando um atrito entre o que é real e o que quer ser dito com essas mensagens. O que queremos entender nesse estudo é como as pessoas se relacionam com os memes. O que faz de uma mensagem, vídeo ou imagem um meme de sucesso? Como essa relação muda a forma como as pessoas lidam com os mais diversos temas? Quais as consequências dessa exposição para as vítimas dos memes? E quais as consequências dessas apropriações de mensagens para a sociedade? O meme, como tema central dessa pesquisa, será analisado em sua forma mais pura, como ferramenta visual ressignificada de conteúdo, sobre como os novos significados interferem diretamente na construção do pensamento crítico frente aos mais diversos assuntos e os reflexos dessa interferência nas pessoas e causas envolvidas.
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