JEAN-MICHEL BASQUIAT: ORIGENS E O LEGADO DO PRIMEIRO ARTISTA NEGRO A ENTRAR NO RESTRITO, ELITISTA E BRANCO CENÁRIO ARTÍSTICO DE NOVA YORK EM 1980
Palavras-chave:
Basquiat, Racismo, Grafite, Hip Hop, ArteResumo
O artigo em questão busca traçar uma análise a respeito da vida e obra do artista norte americano Jean Michel Basquiat evidenciando toda a influência do seu capital cultural em tensão com uma realidade racista, elitista e branca que predominava tanto o cenário artístico quanto socio cultural dos anos de 1960/70 nos Estados Unidos. Entender como o mundo das artes, enraizado num complexo jogo de interesses possibilitou a ascensão de um jovem negro grafiteiro até o posto de um artista de vanguarda prestigiado norteou essa pesquisa. Além disso o texto se desenvolve numa constante busca de conseguirmos, através da biografia de Basquiat, ler a atual sociedade brasileira midiática, interconectada e com diversas forças políticas e econômicas interferindo na produção cultural a ponto de excluir e criar estereótipos preconceituosos. De fato, tudo aqui apresentado correlaciona temas como identidade, racismo, exclusão, ressignificação, contatos e evidentemente o poder transformador da arte.
Referências
DIANA, Daniela. Expressionismo Abstrato. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/expressionismo-abstrato/. Acesso em: 1 nov. 2024
AIDAR, Laura. Pop Art. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pop-art/. Acesso em: 1 nov. 2024
PIES, Neri Gervasio. Capital cultural e educação em Bourdieu (2011). Disponível em: <http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/706> Acesso em: 1 nov. 2022
LOURENCO, Mariane Lemos. Arte, cultura e política: o Movimento Hip Hop e a constituição dos narradores urbanos. Psicol. Am. Lat., México, n. 19, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870350X2010000100014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 nov. 2024.
BORELA, Paula Martins. O sistema da arte mais além de sua simples prática. (2015). Disponível em: <https://paulaboris.blogspot.com/2015/10/>. Acesso em: 14 01 de nov. 2024
SILVA, Marcelo de Souza. As ideias de Bourdieu sobre arte e sua aplicação no contexto do século XXI. HACER - História da Arte e da Cultura: Estudos e Reflexões, Porto Alegre, 2016. Disponível em: <http://www.hacer.com.br/#!aplicacaobordieu21/rbdbk>. Acesso em: 22 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Carvalho Treviso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0