JEAN-MICHEL BASQUIAT: ORIGENS E O LEGADO DO PRIMEIRO ARTISTA NEGRO A ENTRAR NO RESTRITO, ELITISTA E BRANCO CENÁRIO ARTÍSTICO DE NOVA YORK EM 1980

Autores

  • Vitor Carvalho Treviso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Basquiat, Racismo, Grafite, Hip Hop, Arte

Resumo

O artigo em questão busca traçar uma análise a respeito da vida e obra do artista norte americano Jean Michel Basquiat evidenciando toda a influência do seu capital cultural em tensão com uma realidade racista, elitista e branca que predominava tanto o cenário artístico quanto socio cultural dos anos de 1960/70 nos Estados Unidos. Entender como o mundo das artes, enraizado num complexo jogo de interesses possibilitou a ascensão de um jovem negro grafiteiro até o posto de um artista de vanguarda prestigiado norteou essa pesquisa. Além disso o texto se desenvolve numa constante busca de conseguirmos, através da biografia de Basquiat, ler a atual sociedade brasileira midiática, interconectada e com diversas forças políticas e econômicas interferindo na produção cultural a ponto de excluir e criar estereótipos preconceituosos. De fato, tudo aqui apresentado correlaciona temas como identidade, racismo, exclusão, ressignificação, contatos e evidentemente o poder transformador da arte.

Biografia do Autor

Vitor Carvalho Treviso, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Arquiteto, Urbanista e Historiador da Arte - Graduado em 2016 e Pós Graduado em 2020 - Centro Universitário Belas Arte de São Paulo.

Referências

DIANA, Daniela. Expressionismo Abstrato. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/expressionismo-abstrato/. Acesso em: 1 nov. 2024

AIDAR, Laura. Pop Art. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pop-art/. Acesso em: 1 nov. 2024

PIES, Neri Gervasio. Capital cultural e educação em Bourdieu (2011). Disponível em: <http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/706> Acesso em: 1 nov. 2022

LOURENCO, Mariane Lemos. Arte, cultura e política: o Movimento Hip Hop e a constituição dos narradores urbanos. Psicol. Am. Lat., México, n. 19, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870350X2010000100014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 nov. 2024.

BORELA, Paula Martins. O sistema da arte mais além de sua simples prática. (2015). Disponível em: <https://paulaboris.blogspot.com/2015/10/>. Acesso em: 14 01 de nov. 2024

SILVA, Marcelo de Souza. As ideias de Bourdieu sobre arte e sua aplicação no contexto do século XXI. HACER - História da Arte e da Cultura: Estudos e Reflexões, Porto Alegre, 2016. Disponível em: <http://www.hacer.com.br/#!aplicacaobordieu21/rbdbk>. Acesso em: 22 out. 2024.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

Treviso, V. C. (2025). JEAN-MICHEL BASQUIAT: ORIGENS E O LEGADO DO PRIMEIRO ARTISTA NEGRO A ENTRAR NO RESTRITO, ELITISTA E BRANCO CENÁRIO ARTÍSTICO DE NOVA YORK EM 1980. Revista Belas Artes, 37(3), 21–33. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/609