DO INSTAGRAMÁVEL À INTERTEXTUALIDADE: A INFLUÊNCIA ESTÉTICA DO INSTAGRAM SOBRE O FOTOJORNALISMO ANALISADA A PARTIR DA COBERTURA DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Rodrigo Barbosa Corsi Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Carolina Lara Kallas Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Instagramável, Intertextualidade, Fotojornalismo, Covid-19

Resumo

Este artigo tem como tema o impacto da cultura instagramável na estética fotojornalística e observa como as relações intertextuais podem servir para aprofundar ou embaralhar o significado de uma fotografia jornalística. Para tanto, tal estudo se vale das teorias de autores como Susan Sontag, Vilém Flusser e Norval Baitello Jr.; para entender como o conceito de filtros popularizado pelo Instagram reflete na documentação da pandemia da Covid-19 e de qual forma as noções em direção de arte podem ajudar na construção de imagens.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Corsi, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduado em Jornalismo pela Fiam-Faam, pós graduado em Direção de Arte em Comunicação pela Faculdade Belas Artes (SP). Fotógrafo na Federação Paulista de Futebol.

Carolina Lara Kallas, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professora Universitária na Belas Artes. Formada em Artes Visuais, especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Mestra em Comunicação e Mídia com ênfase na Intertextualidade entre artes e Cinema e; Doutora em Comunicação e Mídia com estudos sobre as relações entre a tecno - imagem e o corpo nos ambientes comunicacionais.

Referências

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação,

mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

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PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2020.

SALAZAR, Manuela de Matos. Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

SANTOS, Francymax Freitas. Poéticas da fotografia urbana: uma análise sobre os flagrantes da paisagem urbana capturada pelas objetivas do fotógrafo diletante. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2019.

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ILICIC, Felipe. O clique de 1 bilhão de dólares. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015, edição digital.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

Corsi, R. B., & Kallas, C. L. (2025). DO INSTAGRAMÁVEL À INTERTEXTUALIDADE: A INFLUÊNCIA ESTÉTICA DO INSTAGRAM SOBRE O FOTOJORNALISMO ANALISADA A PARTIR DA COBERTURA DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Belas Artes, 37(3), 4–20. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/608