DO INSTAGRAMÁVEL À INTERTEXTUALIDADE: A INFLUÊNCIA ESTÉTICA DO INSTAGRAM SOBRE O FOTOJORNALISMO ANALISADA A PARTIR DA COBERTURA DA PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Instagramável, Intertextualidade, Fotojornalismo, Covid-19Resumo
Este artigo tem como tema o impacto da cultura instagramável na estética fotojornalística e observa como as relações intertextuais podem servir para aprofundar ou embaralhar o significado de uma fotografia jornalística. Para tanto, tal estudo se vale das teorias de autores como Susan Sontag, Vilém Flusser e Norval Baitello Jr.; para entender como o conceito de filtros popularizado pelo Instagram reflete na documentação da pandemia da Covid-19 e de qual forma as noções em direção de arte podem ajudar na construção de imagens.
Referências
BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação,
mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2020.
SALAZAR, Manuela de Matos. Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
SANTOS, Francymax Freitas. Poéticas da fotografia urbana: uma análise sobre os flagrantes da paisagem urbana capturada pelas objetivas do fotógrafo diletante. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2019.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
ILICIC, Felipe. O clique de 1 bilhão de dólares. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015, edição digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Barbosa Corsi, Carolina Lara Kallas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0