VISUALIDADES

Autores

Palavras-chave:

visualidade, imagem, cosmovisão

Resumo

«Era da visualidade» remete ao período no qual a visão das imagens tem-se convertido no foco central da cultura. Imagens convertem-se numa linguagem potencial e onipresente capaz de estabelecer condições epistemológicas a partir das quais estas se colocam para gerar um sistema social de interpretações, brindando categorias que perfilam a compreensão de um fenômeno específico, conduzindo simultaneamente à estruturação da informação contida nelas. Representações visuais sobre as quais se exercem observações empíricas apoiadas em modelos e graus de relação entre a explicação e a cosmovisão.

Biografia do Autor

José Ronaldo Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação (USP, 2006)

Coordenador do Curso de Comunicação Social - Publicidade Propaganda e Licenciatura em Artes

Juan Droguett, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduado em Comunicação e Linguagens, obteve o Master em Educação e especializou-se em Semiótica do Espaço (Arquitetura e Design) e Psicanálise no Instituto Oscar Pfister- Associação Internacional de Psicanálise Freudiana-, ligado à Pontifícia Universidade Católica de Salamanca/Espanha. Pós-doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, nela desenvolveu "um método onírico de interpretação psicanalítica na interface: cinema e psicanálise" com o subsídio da FAPESP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC/SP e em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha. Obteve o reconhecimento de sua Licenciatura plena em Educação pela Universidade de São Paulo, sendo habilitado para exercer nas disciplinas de Filosofia, Psicologia e Gerenciamento Educacional (USP/MEC) e exerceu como diretor, coordenador pedagógico e orientador em alguns colégios de São Paulo/Brasil.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

Mathias, J. R., & Droguett, J. (2025). VISUALIDADES. Revista Belas Artes, 37(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/607

Edição

Seção

Editorial