AGENTES PROTAGÔNICOS DA EDUCAÇÃO NA COMUNICAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Lucilla da Silveira Leite Pimentel Universidade Paulista

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Professor, Aluno, Formação, Desenvolvimento Da Consciência Reflexiva

Resumo

Este artigo tem a intenção de tratar o cinema como uma oportunidade para que os professores fiquem atentos ao que ele possa contribuir no desenvolvimento da consciência reflexiva, analítica e crítica, partindo de um olhar mais aguçado e de um pensar menos ingênuo, mais lúcido, de seus alunos ante as cenas cinematográficas, sejam crianças ou jovens. Para tanto, ele se compõe de três momentos, que não se apresentam explicitamente distintos, porque há entre eles mútua interação. O primeiro expõe os agentes da comunicação na área educacional mediados pelo cinema, dando importância ao preparo do professor quando torna este meio audiovisual um recurso estratégico para as suas aulas, ultrapassando a proposta de considerá-lo ilustração de seu conteúdo curricular. O segundo trata da presença e contribuições da obra fílmica no da educação destacando-se o protagonismo do professor. E o terceiro momento exemplifica o que é aqui exposto, sobretudo a respeito dos efeitos nos receptores: professor e aluno, oferecendo algumas reflexões sobre o filme A Onda para tecer paralelos entre a ficção e a realidade do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Lucilla da Silveira Leite Pimentel, Universidade Paulista

Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2004) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Psicopedagoga. Experiência profissional: orientadora educacional, professora na área de ciências humanas, consultora e assessora educacional e pedagógica. Palestrante de temas relacionados à filosofia, psicologia da educação e comunicação e cinema voltados para o campo da educação. Professora de ensino superior. Autora de livros e artigos relacionados aos temas citados.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Pimentel, L. da S. L. (2025). AGENTES PROTAGÔNICOS DA EDUCAÇÃO NA COMUNICAÇÃO CINEMATOGRÁFICA. Revista Belas Artes, 36(2), 84–99. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/605