AGENTES PROTAGÔNICOS DA EDUCAÇÃO NA COMUNICAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
Palavras-chave:
Cinema, Educação, Professor, Aluno, Formação, Desenvolvimento Da Consciência ReflexivaResumo
Este artigo tem a intenção de tratar o cinema como uma oportunidade para que os professores fiquem atentos ao que ele possa contribuir no desenvolvimento da consciência reflexiva, analítica e crítica, partindo de um olhar mais aguçado e de um pensar menos ingênuo, mais lúcido, de seus alunos ante as cenas cinematográficas, sejam crianças ou jovens. Para tanto, ele se compõe de três momentos, que não se apresentam explicitamente distintos, porque há entre eles mútua interação. O primeiro expõe os agentes da comunicação na área educacional mediados pelo cinema, dando importância ao preparo do professor quando torna este meio audiovisual um recurso estratégico para as suas aulas, ultrapassando a proposta de considerá-lo ilustração de seu conteúdo curricular. O segundo trata da presença e contribuições da obra fílmica no da educação destacando-se o protagonismo do professor. E o terceiro momento exemplifica o que é aqui exposto, sobretudo a respeito dos efeitos nos receptores: professor e aluno, oferecendo algumas reflexões sobre o filme A Onda para tecer paralelos entre a ficção e a realidade do cotidiano escolar.
Referências
COSTA, Elisangela Rodrigues. “Nas telas da TV: a representação do professor na ‘Turma 1901’. In CITELLI, Adilson (org.). Educação: imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012, pp. 69-84. (Coleção Educomunicação).
DROGUETT, Juan Guillermo. “Griffando o sabor do celulóide”. In DROGUETT, Juan G. D. e ANDRADE, Flávio F. A. (Orgs). O feitiço do cinema. Ensaios de griffe sobre a sétima arte. São Paulo: ARX/Saraiva, 2009.
FÍGARO, Roseli. “Estudos de recepção para a crítica da recepção”. In CITELLI, Adilson Odair e COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011, pp. 91-98 (Coleção Educomunicação).
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3a. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: DF: UNESCO.([1999], 2001.
MORIN, Edgar. «Ética e imaginário: Os complexos imaginários». In PENA-VEGA, A.; ALMEIDA, Cleide R. S. e PETRAGLIA, Isabel (Orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
MORIN, Edgar. O método 6. Ética. 4a. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver. Manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulinas, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTEL, Lucilla da S. Leite. Educação e Cinema – para a formação de poetas. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVEIRA, Junior. “Um sonho de cinema”. In Revista Páginas Abertas. São Paulo: Paulus, ano 38, n.53, 2013, pp. 30-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucilla da Silveira Leite Pimentel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0