HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Hospitalidade, Acolhimento, Educação, DistânciaResumo
O artigo explora a convergência entre hospitalidade, acolhimento e Educação a Distância (EAD), discutindo como esses conceitos contribuem para aprimorar a experiência educacional no ambiente virtual. Observando o crescimento contínuo da EAD no Brasil, a análise se aprofunda no papel da hospitalidade, tradicionalmente estudada nas relações interpessoais e espaços físicos, e sua aplicação em contextos digitais. Argumenta-se que a afetividade, acolhimento e hospitalidade digital são fundamentais para superar as barreiras de interação virtual, proporcionando uma experiência mais humana e engajadora. O trabalho destaca ainda a importância de ambientes virtuais acolhedores, assim como a atuação dos professores e tutores como anfitriões, em um processo que privilegia a criação de vínculos significativos.
Referências
ARANTES, Fernanda Mendes; MOURA, Leandro Aparecido; BOULHOSA, Tatiana Machado. Monitoria Voluntária no EAD - Inovação e Engajamento em Processos Avaliativos. In: EDITORA POISSON (Org). Educação no Século XXI. Volume 6. Belo Horizonte: Poisson, 2018.
LITTO & FORMIGA (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte (pp.188-195). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
WALLON, H. Afetividade e aprendizagem – Contribuições de Henry Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anna Beatriz Cautela Tvrzska de Gouvêa, Tatiana Machado Boulhosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0