HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Anna Beatriz Cautela Tvrzska de Gouvêa Universidade Anhembi Morumbi
  • Tatiana Machado Boulhosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Hospitalidade, Acolhimento, Educação, Distância

Resumo

O artigo explora a convergência entre hospitalidade, acolhimento e Educação a Distância (EAD), discutindo como esses conceitos contribuem para aprimorar a experiência educacional no ambiente virtual. Observando o crescimento contínuo da EAD no Brasil, a análise se aprofunda no papel da hospitalidade, tradicionalmente estudada nas relações interpessoais e espaços físicos, e sua aplicação em contextos digitais. Argumenta-se que a afetividade, acolhimento e hospitalidade digital são fundamentais para superar as barreiras de interação virtual, proporcionando uma experiência mais humana e engajadora. O trabalho destaca ainda a importância de ambientes virtuais acolhedores, assim como a atuação dos professores e tutores como anfitriões, em um processo que privilegia a criação de vínculos significativos.

Biografia do Autor

Anna Beatriz Cautela Tvrzska de Gouvêa, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Administração pela FURB (2009); com MBA Executivo Internacional em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001) e Especialização em Marketing pela Universidade Paulista UNIP (2000); Graduada em Tradutor e Intérprete - Português/Inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1992), em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Paulista (1996) e Administração de empresas pela Faculdade Ibes Sociesc (2012).

Tatiana Machado Boulhosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora (2015) e Mestra (2009) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui especialização em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), bacharelado em História (2005) pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciatura em História (2005) pela Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2018). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil, no mestrado e no doutorado.

Referências

ARANTES, Fernanda Mendes; MOURA, Leandro Aparecido; BOULHOSA, Tatiana Machado. Monitoria Voluntária no EAD - Inovação e Engajamento em Processos Avaliativos. In: EDITORA POISSON (Org). Educação no Século XXI. Volume 6. Belo Horizonte: Poisson, 2018.

LITTO & FORMIGA (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte (pp.188-195). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.

WALLON, H. Afetividade e aprendizagem – Contribuições de Henry Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Gouvêa A. B. C. T. de, & Boulhosa, T. M. (2025). HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Belas Artes, 35(1), 135–150. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/596