EIDOLON: IMAGEM, DUPLO E REPRESENTAÇÃO AS SOMBRAS E FANTASMAGORIAS DE UM CORPO-ESPECTRO VIDEOGRÁFICO
Palavras-chave:
Sombra, Fantasmagoria, Duplo, Corpo, VídeoResumo
Este artigo é uma investigação teórica a respeito do vídeo Eidolon, com o propósito derelacionar os aspectos conceituais e técnicos que o fundamentam com paralelos históricos eimagéticos, bem como situar esta proposição em um espaço de interlocução entre os camposdas artes cênicas, visuais e audiovisuais. O fio condutor desta pesquisa são as noções de sombra, duplo e fantasmagoria, presentes em manifestações visuais estruturadas pelarepresentação do corpo como imagem e do figurino como espectro: o teatro de sombras, os espetáculos de fantasmagoria, a animação de silhuetas no cinema e a linguagem videográfica. A partir dos simbolismos sociais e paradigmas tecnológicos da luz e da sombra nos casos apresentados, o objetivo desta argumentação é levantar questões sobre como se dão os efeitosde presença em medidas ilusórias de tempo e espaço e como se vislumbra o lugar do corpocomo representação no imaterial, digital e bidimensional. Considerando os componentes do vídeo e o referencial artístico e teórico apresentado, a pesquisa evidencia o potencial poéticoda interlocução entre ancestral e tecnológico para evocar as sombras do híbrido, do oculto, dodesejo e da memória em imagens-fantasma nas narrativas contemporâneas.
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