ASPECTOS DE COMPETITIVIDADE NO CENÁRIO CERVEJEIRO, SOB A ÓTICA DO MODELO DE HOSPITALIDADE DE LOMBARTS
Palavras-chave:
Hospitalidade, Competitividade, Cerveja, Cerveja artesanalResumo
A hospitalidade, campo de estudos das relações humanas a partir de um hóspede e de um anfitrião, possui diversos modelos de estudo. Neste artigo, buscou-se analisar a adaptação do modelo de hospitalidade de Lombarts ao meio cervejeiro nacional, dada a crescente importância da bebida artesanal no mercado. Além disso, aspectos de competitividade das empresas estudadas foram contrapostos aos pilares de competitividade do World Economic Forum – WEF, a fim de se verificar a dinâmica mercadológica de empresas do ramo cervejeiro. O problema de pesquisa buscado foi: por que o modelo de hospitalidade de Lombarts é uma alternativa de análise dos aspectos de hospitalidade e competitividade presentes no meio cervejeiro artesanal? Desta maneira, o objetivo principal do artigo foi examinar a adaptabilidade do modelo de hospitalidade de Lombarts à análise de aspectos de hospitalidade e competitividade de estabelecimentos cervejeiros. Este estudo, qualitativo, exploratório e descritivo, utilizou a pesquisa de campo com gestores de estabelecimentos cervejeiros na cidade de São Paulo, SP, Brasil, como meio de pesquisa. Como resultados empírico-teóricos, observou-se a confirmação da aplicabilidade do modelo de hospitalidade de Lombarts no meio cervejeiro, a partir de características hospitaleiras e competitivas dos estabelecimentos estudados.
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