A TRAJETÓRIA DO RETRATO FOTOGRÁFICO NO OCIDENTE: UMA PERSPECTIVA DA FOTOGRAFIA ETNOGRÁFICA

Autores

  • Ana Cláudia Fernandes de Castro Scuderi Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • José Ronaldo Alonso Mathias Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Retrato, Fotografia, Arte, Antropologia, Etnografia

Resumo

O presente artigo faz um recorte teórico e visual sobre o gênero do retrato nas artes com foco na fotografia. Tem como objetivo demonstrar o caminho do retrato, suas funções para a história, seu diálogo com as ciências e a arte. Analisa suas transformações e sua utilização na antropologia e etnografia. Aborda, especificadamente, a história do retrato fotográfico e questiona seu papel de representação, memória, documento e ciência. A metodologia utilizada foi pesquisa histórica e bibliográfica, valendo-se de diversas fontes como livros, artigos e sites.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Fernandes de Castro Scuderi, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestranda em História Social, pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, historiadora da Arte, fotógrafa, artista visual e advogada. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Itu/SP, pós graduada em História da Arte: Teoria e Crítica, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2020. Em 2022, integrou o grupo de pesquisa do projeto Travessias-Enciclopédia de Artes, Literatura e Ciências: O legado dos refugiados dos nazifascismo Brasil (1933-2024), coordenado pela professora Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro e pelo professor Boris Kossoy. Desde de Abril de 2023, trabalhando como voluntária no Projeto de Organização da coleção iconográfica do Museu Republicano de Itu.

José Ronaldo Alonso Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BATESON, Gregory & MEAD, Margaret. The Balinese Character: a Photographic Analysis. Nova York: New York Academy, 1942.

BELTING, Hans. Semelhança e presença: a história da imagem antes da era arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.

BELLUZZO, Ana M. M. O Brasil dos viajantes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

BURKE, Peter. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália. São Paulo: Nova Alexandria, 2010.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. Entre Arte e Ciência: A fotografia na Antropologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e sociedade na arte italiana: ensaios de história social da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

COLLIER JR, John. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária USP, 1973.

COURTINE, Jean-jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto. São Paulo: Editora Vozes, 2016.

CURTIS, Edward Sheriff. Os índios norte-americanos. Cologne, Germany: Editora Taschen, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2012.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FEJFER, Jane. Roman Portraits in Context. Berlin: De Gruyter, 2009.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.

FRANCASTEL, G.; P. FRANCASTEL. El retrato. Madri: Cátedra, 1978.

FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 1983.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

LE BRETON, David. Rostos: ensaio de antropologia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.

MANGUEL, Alberto. Lendo as imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MATHIAS, Ronaldo. Antropologia Visual. São Paulo: Nova Alexandria, 2016.

Mathilde Arrivé. Beyond True and False? Disponível em: http://journals.openedition.org/ etudesphotographiques/3474. Acesso em 23 jun. 2020.

MAUSS, Marcel. Manual de etnografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

PINNEY, Christopher. A História paralela da antropologia e da fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2,1996.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012.

SAMAIN, Etienne G. Entre a arte, a ciência e o delírio: a fotografia médica francesa na segunda metade do século XIX. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, vol. 5, n.10, p.11-32, jul.-dez. 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O sol do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SKEENS, Heather Lin, "Pictures, not merely photographs: authenticity, performance and the Hopi in Edward S. Curtis's The North American Indian" (2016). Graduate Theses and Dissertations.

STADEN, Hans. Duas Viagens ao Brasil. Belo Horizonte: Garnier, 2020.

THEVET, Fr. André́. Singularidades da França Antarctica, a que outros chamam de América. ed. ilustrada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1944.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Scuderi, A. C. F. de C., & Mathias, J. R. A. (2025). A TRAJETÓRIA DO RETRATO FOTOGRÁFICO NO OCIDENTE: UMA PERSPECTIVA DA FOTOGRAFIA ETNOGRÁFICA. Revista Belas Artes, 35(1), 43–66. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/592