DESIGN EMOCIONAL: COMO AS MARCAS ESTÃO CONQUISTANDO SEUS CONSUMIDORES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Leonardo Broglio Deusdado Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Marcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Marca, Branding, Branding equity, Brand sensorial, Redes sociais

Resumo

Estamos cercados de diversas marcas o tempo todo, de muitas maneiras e em vários locais. Com algumas delas nos conectamos e até criamos laços emocionais e com outras simplesmente evitamos qualquer contato. Nessa era da conectividade, a transparência e a atuação da marca são continuamente observadas por consumidores mais críticos, atentos aos mínimos detalhes e difíceis de conquistar. Esse trabalho tem o objetivo de entender como essa relação entre marca e consumidor ocorre. Através de pesquisas dos conceitos bases sobre o que é marca, o que pode ser feito para conquistar o emocional de seu público, como desenvolver uma atuação online e offline, a fim de criar estímulos para os cinco sentidos, o estudo avalia quem são esses novos consumidores, como agem dentro de suas redes sociais, apresentando, ainda, análise de cases reais de três empresas.

Biografia do Autor

Leonardo Broglio Deusdado, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista formado pelo Curso de Pós-Graduação em Design Digital e Novas Mídias do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduado em Design Gráfico no curso de Design Gráfico da Faculdade ESPM de São Paulo, em 2013.

Marcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Orientadora do artigo. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Paulista. Pós- graduada em Administração em Marketing, Fundação Álvares Penteado. Graduada em Administração de Empresas. Extensão em Marketing Digital pela HSM Educação. Ensino Superior pela Laureate International Universities. Propaganda e Marketing pela ESPM. Design Management pela LBDI. Extensão Internacional em Negócios, pela EOI, Madrid-Espanha e Andrés Bello, Chile.

Referências

BENDER, Arthur. Paixão e significado da marca - o ponto de virada e transformação de marcas pessoais e organizações. 1ª ed. São Paulo: Integrare, 2012.

DOVE. Bem vindos ao site de Dove. Disponível em: <http://www.dove.com/br/ home.html>. Acesso em: 15 out. 2017.

ÉPOCA NEGÓCIOS. Até onde vai o Nubank? Disponível em: .

Acesso em: 08 out. 2017.

GOBÉ, Marc. A emoção das marcas - conectando marcas às pessoas. Tradução Emotional branding. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução Susana L. de Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. Tradução Arlete Simille Marques. 1ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Tradução Cristina Yamagami. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0 - do tradicional ao digital. Tradução Ivo Korytowski. 1ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LINDSTROM, Martin. Brandsense, segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Tradução Renan Santos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARKETING DE CONTEÚDO. Como fazer uma incrível gestão de marca. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/branding/>. Acesso em: 03 set. 2017.

MARTINS, José Roberto. Branding - um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 2ª ed. São Paulo: Negócio, 2000.

NETFLIX. About Netflix. Disponível em: <https://media.netflix.com/pt_br/about- netflix>. Acesso em: 12 out. 2017.

NUBANK. Desafiando o sistema. Disponível em: <https://nubank.com.br>. Acesso em: 07 out. 2017.

NORMAN, Donald A.. Design emocional - por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Tradução Ana Deiro. 1ª ed. São Paulo: Anfiteatro, 2008.

SCOTT, David Meerman. Marketing e comunicação na era digital - fale diretamente com o cliente. Tradução José Eduardo Mendonça. 3ª ed. São Paulo:

Évora, 2015.

TECHMUNDO. A história da Netflix, a rainha do streaming. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/netflix/118311-historia-netflix-pioneira-streaming- video.htm>. Acesso em: 12 out. 2017.

UNILEVER. A real beleza. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/brands/our- brands/dove.html>. Acesso em: 15 out. 2017.

WYSE. O que é Brand Equity? Disponível em: <https://wyse.com.br/2013/08/o-que- e-brand-equity/>. Acesso em: 03 set. 2017.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Deusdado, L. B., & Auriani, M. (2025). DESIGN EMOCIONAL: COMO AS MARCAS ESTÃO CONQUISTANDO SEUS CONSUMIDORES NAS MÍDIAS SOCIAIS. Revista Belas Artes, 35(1), 4–22. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/590