FLAVIO DE CARVALHO, HÉLIO OITICICA E BERNA REALE: PARALELOS ENTRE ARTE PÚBLICA, PERFORMANCE E VESTIMENTAS
Palavras-chave:
Performance, Vestimentas, Arte Pública, Flavio de Carvalho, Hélio Oiticica, Berna RealeResumo
A partir das obras Experiência No 2 (1931) e Experiência No 3 (1956), de Flavio de Carvalho; Parangolés (a partir de 1964), de Hélio Oiticica; e Ginástica da pele (2019), de Berna Reale, pretende-se estabelecer paralelos entre os artistas, estas performances, arte pública e a importância das vestimentas para estas experiências. Autores como Roland Barthes, Gilles Lipovetsky, Maurice Merleau-Ponty e Jacques Rancière são referenciados para entender questões sociais, políticas e culturais.
Referências
ANJOS, Moacir dos. As ruas e as bobagens: anotações sobre o delirium ambulatorium de Hélio Oiticica. Revista USP, São Paulo, v. 10, n. 20, nov. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64418>. Acesso em: 27 mai 2020.
ARGAN, Giulio. História da arte como história da cidade. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
BARTHES, Roland. Sistema da Moda. 1ª ed. Lisboa: Edições 70, 1999.
BERNA Reale. Nara Roesler, 2020. Disponível em: <https://nararoesler.art/artists/69-berna-reale/>. Acesso em: 27 mai 2020.
CALLIARI, Mauro. Espaço público e urbanidade em São Paulo. 1ª ed. São Paulo: BEÎ, 2016.
CARRION, Caroline. Irrupção pela disrupção – sobre o modo de trabalho de Berna Reale. Disponível em: <https://bernareale.wordpress.com/2015/05/03/irrupcao-pela-disrupcao-sobre-o-modo-de-trabalho-de-berna-reale-caroline-carrion/>. Acesso em: 27 mai 2020.
CARVALHO, Flávio de. A Moda e o Novo Homem: Dialética da Moda. 1ª ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial. 2010.
CARVALHO, Flavio. Experiência n. 2: realizada sobre uma procissão de Corpus-Christi. Uma possível teoria e uma experiência. 1ª ed. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1931.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Roupa de artista – o vestuário na obra de arte. 1ª ed. São Paulo: Edusp, 2009.
FADDEN, Roberto Mac. In: Arte Pública. 1ª ed. São Paulo: Sesc São Paulo, 2018.
FOSTER, Hal. O Complexo arte-arquitetura. 1ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
FLÁVIO de Carvalho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9016/flavio-de-carvalho>. Acesso em: 27 mai 2020.
GREGGIO, Luzia Portinari. Flavio de Carvalho – A revolução modernista no Brasil. Disponível em: <https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Flavio2.pdf>. Acesso em: 27 mai 2020.
HAMA, Lia. Berna Reale: Sangue, suor e arte. Revista Trip, São Paulo, n. 165, jun. 2016. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/tpm/entrevista-com-a-artista-visual-e-perita-criminal-berna-reale>. Acesso em: 27 mai 2020.
HÉLIO Oiticica. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa48/helio-oiticica>. Acesso em: 27 mai 2020.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
PARANGOLÉ. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole>. Acesso em: 27 mai 2020.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2009.
ROSA, Victor da. O homem em farrapos: a experiência da moda em Flávio de Carvalho. Galáxia, São Paulo, n. 38, p. 181-192, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200181&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 mai 2020.
ROSSI, Marina. Berna Reale, a simbiose entre a arte e a perícia criminal: “Não sou de museu, gosto da rua”. El País, São Paulo, 14 de jun. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/13/cultura/1499967146_171656.html>. Acesso em: 27 mai 2020.
SILVA, Renato Rodrigues da. O Parangolé de Hélio Oiticica e a arte da transgressão. Revista USP, São Paulo, v. 01, n. 32, ago. 2012. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/36517>. Acesso em: 27 mai 2020.
TEIXEIRA, Amanda Gatinho. Um olhar sobre a poética dos Parangolés de Hélio Oiticica. Revista ARTERIAIS, Pará, v. 01, n. 04, jul. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/viewFile/4863/4360>. Acesso em: 27 mai 2020.
TESSLER, Elida Starosta. O museu é o mundo. Revista Porto Arte, Rio Grande do Sul, v. 04, n. 07, mai. 1993. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27513>. Acesso em: 27 mai 2020.
VIEIRA, Douglas; ITO, Carol. Futuro Aprisionado. Revista Trip, São Paulo, n. 285, dez. 2019. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/berna-reale-apresenta-performance-artistica-e-expoe-o-racismo-no-sistema-carcerario-brasileiro>. Acesso em: 27 mai 2020.
WISNIK, Guilherme Teixeira. Dentro do labirinto: Hélio Oiticica e o desafio do “público” no Brasil. ARS, São Paulo, v. 15, n. 30, out. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132781>. Acesso em: 27 mai 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Fernando Invernizzi Rosa, José Ronaldo Alonso Mathias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0