FLAVIO DE CARVALHO, HÉLIO OITICICA E BERNA REALE: PARALELOS ENTRE ARTE PÚBLICA, PERFORMANCE E VESTIMENTAS

Autores

  • Luiz Fernando Invernizzi Rosa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • José Ronaldo Alonso Mathias Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Performance, Vestimentas, Arte Pública, Flavio de Carvalho, Hélio Oiticica, Berna Reale

Resumo

A partir das obras Experiência No 2 (1931) e Experiência No 3 (1956), de Flavio de Carvalho; Parangolés (a partir de 1964), de Hélio Oiticica; e Ginástica da pele (2019), de Berna Reale, pretende-se estabelecer paralelos entre os artistas, estas performances, arte pública e a importância das vestimentas para estas experiências. Autores como Roland Barthes, Gilles Lipovetsky, Maurice Merleau-Ponty e Jacques Rancière são referenciados para entender questões sociais, políticas e culturais.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Invernizzi Rosa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista formado Mestrando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, na linha de pesquisa Arte, Política e Filosofia. Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2013) e Especialista em Comunicação e Cultura de Moda (2017) e História da Arte: Teoria e Crítica (2021), ambos pelo Centro Universitário Belas Artes.

José Ronaldo Alonso Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Pesquisador e Colaborador da Universidade de São Paulo FFLCH-USP (2019 a 2021). Em 2002, foi contratado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo como professor titular da Graduação nas disciplinas Antropologia, Direitos Humanos e História da Arte.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Rosa, L. F. I., & Mathias, J. R. A. (2025). FLAVIO DE CARVALHO, HÉLIO OITICICA E BERNA REALE: PARALELOS ENTRE ARTE PÚBLICA, PERFORMANCE E VESTIMENTAS. Revista Belas Artes, 34(3), 63–80. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/586