A HUMANIZAÇÃO DAS MARCAS NA ERA DIGITAL

Autores

  • Samantha De Oliveira Bastos Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Márcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Marca, Branding, Consumidor, Digital, Humanização, Propósito

Resumo

Em tempos de cibridismo já não se pode mais separar o “estar online” do “estar offline”. O meio digital tem sido ambiente de atuação das relações humanas cotidianas, tanto profissionais quanto pessoais. A rapidez e a praticidade oferecidas pela era digital interferem na nova forma de consumir o mundo, proporcionando espaço para estudo a respeito desse consumo, da mídia e da comunicação que permeia essa correlação. É possível perceber um padrão tendencioso no investimento em manipulação da emoção como forma de propor um relacionamento afetivo com o consumidor. As empresas têm buscado aproximar a sua marca do usuário, oferecendo agora não somente o que ele precisa, mas também o que ele quer ver, como forma de provocar identificação através do estabelecimento de um diálogo - e mais que isso - um relacionamento fidelizado e de longo prazo, em tempos de dinamismo e liquidez especialmente na era (e no meio) digital.

Biografia do Autor

Samantha De Oliveira Bastos, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista formado pelo e Pós-Graduação em Design Digital e Novas Mídias do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Design Gráfico no curso de Design Gráfico com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Meios Digitais da Universidade Salvador, em 2010.

Márcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestra em Engenharia de Produção, Universidade Paulista. Pós-graduada em Administração em Marketing, Fundação Álvares Penteado. Graduada em Administração de Empresas. Extensão em Marketing Digital pela HSM Educação. Ensino Superior pela Laureate International Universities. Propaganda e Marketing pela ESPM. Design Management pela LBDI. Extensão Internacional em Negócios, pela EOI, Madrid-Espanha e Andrés Bello, Chile.

Referências

AAKER, David A. On Branding: 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.

AVELAR, Jorge; RABELLO, Leila; AURIANI, Márcia. Design Digital e Novas Mídias. São Paulo: Reflexão, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

GOBÉ, Marc. A Emoção Das Marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GOBÉ, Marc. Brandjam: o Design Emocional na Humanização das Marcas. Tradução de Maria Clara de Biase. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

HSM MANAGEMENT. Performance com propósito. São Paulo, Ed. 123, jul./ago. 2017.

KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. Tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: moving from traditional to digital. São Paulo: Cultura, 2016.

RABELLO, Leila; AURIANI, Márcia. InfoBranding: marcas, ideias e afins. São Paulo: Reflexão, 2013.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Bastos, S. D. O., & Auriani, M. (2025). A HUMANIZAÇÃO DAS MARCAS NA ERA DIGITAL. Revista Belas Artes, 34(3), 5–21. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/580