A HUMANIZAÇÃO DAS MARCAS NA ERA DIGITAL
Palavras-chave:
Marca, Branding, Consumidor, Digital, Humanização, PropósitoResumo
Em tempos de cibridismo já não se pode mais separar o “estar online” do “estar offline”. O meio digital tem sido ambiente de atuação das relações humanas cotidianas, tanto profissionais quanto pessoais. A rapidez e a praticidade oferecidas pela era digital interferem na nova forma de consumir o mundo, proporcionando espaço para estudo a respeito desse consumo, da mídia e da comunicação que permeia essa correlação. É possível perceber um padrão tendencioso no investimento em manipulação da emoção como forma de propor um relacionamento afetivo com o consumidor. As empresas têm buscado aproximar a sua marca do usuário, oferecendo agora não somente o que ele precisa, mas também o que ele quer ver, como forma de provocar identificação através do estabelecimento de um diálogo - e mais que isso - um relacionamento fidelizado e de longo prazo, em tempos de dinamismo e liquidez especialmente na era (e no meio) digital.
Referências
AAKER, David A. On Branding: 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.
AVELAR, Jorge; RABELLO, Leila; AURIANI, Márcia. Design Digital e Novas Mídias. São Paulo: Reflexão, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
GOBÉ, Marc. A Emoção Das Marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
GOBÉ, Marc. Brandjam: o Design Emocional na Humanização das Marcas. Tradução de Maria Clara de Biase. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
HSM MANAGEMENT. Performance com propósito. São Paulo, Ed. 123, jul./ago. 2017.
KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. Tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: moving from traditional to digital. São Paulo: Cultura, 2016.
RABELLO, Leila; AURIANI, Márcia. InfoBranding: marcas, ideias e afins. São Paulo: Reflexão, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samantha De Oliveira Bastos, Márcia Auriani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0