ESTRUTURANDO UM PEQUENO NEGÓCIO NA ECONOMIA CRIATIVA ATRAVÉS DA METODOLOGIA STARTUP ENXUTA

Autores

  • Alessandra Salles Gaeta Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Rodrigo Lima De Amorim Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Marketing, Metodologia Startup Enxuta, Economia Criativa, Empreendedorismo, Brasil, Gestão

Resumo

O presente estudo apresenta o cenário de empreendedorismo no Brasil e aprofunda o mesmo no setor da Economia Criativa através da metodologia Startup Enxuta, conceituada e aplicada em diversos casos brasileiros de empreendedorismo no setor da Economia Criativa. O objetivo deste artigo é evidenciar a crescente importância da Economia Criativa como fonte de renda para famílias brasileiras e contribuir com ferramentas e inspirações recentes, também brasileiras, aos pequenos empreendedores nacionais que objetivam construir um empreendimento eficiente e escalável.

Biografia do Autor

Alessandra Salles Gaeta, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista formado pelo Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão em Economia Criativa do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas.

Rodrigo Lima De Amorim, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação pela Faculdade Casper Líbero, graduação na São Judas Tadeu em 2003, professor, pesquisador e palestrante.

Referências

BRITTO, Jorge Nogueira de Paiva. A REGIONAL PERSPECTIVE OF THE CREATIVE ECONOMY IN BRAZIL. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 458-491, Sept. 2016.

CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA 2018-2023 (BNDES) – Abril 2018.

FURTADO, C. (1998) O Capitalismo Global. São Paulo: Paz e Terra.

FIRJAN SENAI. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Fevereiro, 2019.

GLOBAL DIGITAL 2019 Reports. Disponível em <https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-

-global-internet-use-accelerates> Acesso em 1/02/2020.

GUIA DO ESTUDANTE – 10 cursos mais procurados, 2018. Disponível em <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/os-10-cursos-de-graduacao- mais-procurados-do-brasil/> Acesso em 15/12/2019.

G1. Uso da internet no Brasil cresce, e 70% da população está conectada. Disponível em <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-cresce- e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml> Acesso em 01/02/2010.

HOWKINS, J. The Creative Economy – how People make Money from ideas. Londres: Penguin Books, 2001.

IBGE EDUCA. Uso de Internet, Televisão e Celulares no Brasil. Disponível em <

https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no- brasil.html> acesso em 01/fevereiro/2020.

PACHECO, ADRIANO PEREIRA DE CASTRO; BENINI, ELCIO GUSTAVO. A Economia Criativa em época de crise: o desenvolvimento endógeno brasileiro na obra de Celso Furtado. Brazil. J. Polit. Econ., São Paulo , v. 38, n. 2, p. 324-337, June 2018 .

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Empresários faturam R$ 14,5 milhões com clube de assinatura de livros. Disponível em < https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/07/empresarios-faturam-r-145- milhoes-com-clube-de-assinatura-de-livros.html> acesso em 10/02/2020.

PNAD 2019 – Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de- imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25533-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-11- 8-e-taxa-de-subutilizacao-e-24-3-no-trimestre-encerrado-em-agosto-de-2019 > Acesso em 27/setembro/2019.

RIES, Eric. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Editora Casa da Palavra, 2012.

SEBRAE – Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae> Acesso em 27/setembro/2019.

SINEK, Simon. Comece Pelo Porquê - Tradução de Paulo Geiger; revisão Rafaella Lemos e Receba Bolite. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

FA.VELA (Site institucional). Disponível em <https://favela.org.br/a-bordo/> Acesso em 02/Fevereiro/2020.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Gaeta, A. S., & Amorim, R. L. D. (2025). ESTRUTURANDO UM PEQUENO NEGÓCIO NA ECONOMIA CRIATIVA ATRAVÉS DA METODOLOGIA STARTUP ENXUTA. Revista Belas Artes, 33(2), 4–25. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/576