ESTRUTURANDO UM PEQUENO NEGÓCIO NA ECONOMIA CRIATIVA ATRAVÉS DA METODOLOGIA STARTUP ENXUTA
Palavras-chave:
Marketing, Metodologia Startup Enxuta, Economia Criativa, Empreendedorismo, Brasil, GestãoResumo
O presente estudo apresenta o cenário de empreendedorismo no Brasil e aprofunda o mesmo no setor da Economia Criativa através da metodologia Startup Enxuta, conceituada e aplicada em diversos casos brasileiros de empreendedorismo no setor da Economia Criativa. O objetivo deste artigo é evidenciar a crescente importância da Economia Criativa como fonte de renda para famílias brasileiras e contribuir com ferramentas e inspirações recentes, também brasileiras, aos pequenos empreendedores nacionais que objetivam construir um empreendimento eficiente e escalável.
Referências
BRITTO, Jorge Nogueira de Paiva. A REGIONAL PERSPECTIVE OF THE CREATIVE ECONOMY IN BRAZIL. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 458-491, Sept. 2016.
CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA 2018-2023 (BNDES) – Abril 2018.
FURTADO, C. (1998) O Capitalismo Global. São Paulo: Paz e Terra.
FIRJAN SENAI. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Fevereiro, 2019.
GLOBAL DIGITAL 2019 Reports. Disponível em <https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-
-global-internet-use-accelerates> Acesso em 1/02/2020.
GUIA DO ESTUDANTE – 10 cursos mais procurados, 2018. Disponível em <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/os-10-cursos-de-graduacao- mais-procurados-do-brasil/> Acesso em 15/12/2019.
G1. Uso da internet no Brasil cresce, e 70% da população está conectada. Disponível em <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-cresce- e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml> Acesso em 01/02/2010.
HOWKINS, J. The Creative Economy – how People make Money from ideas. Londres: Penguin Books, 2001.
IBGE EDUCA. Uso de Internet, Televisão e Celulares no Brasil. Disponível em <
https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no- brasil.html> acesso em 01/fevereiro/2020.
PACHECO, ADRIANO PEREIRA DE CASTRO; BENINI, ELCIO GUSTAVO. A Economia Criativa em época de crise: o desenvolvimento endógeno brasileiro na obra de Celso Furtado. Brazil. J. Polit. Econ., São Paulo , v. 38, n. 2, p. 324-337, June 2018 .
PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Empresários faturam R$ 14,5 milhões com clube de assinatura de livros. Disponível em < https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/07/empresarios-faturam-r-145- milhoes-com-clube-de-assinatura-de-livros.html> acesso em 10/02/2020.
PNAD 2019 – Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de- imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25533-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-11- 8-e-taxa-de-subutilizacao-e-24-3-no-trimestre-encerrado-em-agosto-de-2019 > Acesso em 27/setembro/2019.
RIES, Eric. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Editora Casa da Palavra, 2012.
SEBRAE – Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae> Acesso em 27/setembro/2019.
SINEK, Simon. Comece Pelo Porquê - Tradução de Paulo Geiger; revisão Rafaella Lemos e Receba Bolite. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
FA.VELA (Site institucional). Disponível em <https://favela.org.br/a-bordo/> Acesso em 02/Fevereiro/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra Salles Gaeta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0