A TELEVISÃO: UM DINOSSAURO NO MERCADO PUBLICITÁRIO?

Autores

  • Raquel Alvares Leite Bucione Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Marcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Televisão, Meio digital, Conteúdo de vídeo, Consumidor, Mercado publicitário

Resumo

Este artigo teve como proposta analisar historicamente a televisão brasileira e os meios de comunicação digitais como veículos de conteúdo de vídeo, considerando que acompanham as mudanças de comportamento do consumidor, seguindo influentes entre o consumo de informação, entretenimento e construção de tendência, assim sendo importantes em seu cotidiano. Partindo dessa premissa, foi analisado qual é o real papel da televisão no mercado publicitário brasileiro depois da chegada e ascensão das mídias digitais e suas estratégias dentro do mercado, trazendo os benefícios e desafios dessa relação entre os ambientes on-line e off-line.

Biografia do Autor

Raquel Alvares Leite Bucione, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Aluna do Curso de Pós-Graduação de Comunicação e Marketing Digital do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.

Marcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professora da Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes. Mestra em Engenharia de Produção com foco em Gestão do Design e Branding pela Universidade Paulista, Pós-Graduada em Administração de Marketing e Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Álvares Penteado. Acumula os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI.

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Publicado

26-06-2025

Como Citar

Bucione, R. A. L., & Auriani, M. (2025). A TELEVISÃO: UM DINOSSAURO NO MERCADO PUBLICITÁRIO?. Revista Belas Artes, 32(1), 62–79. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/571