A INFLUÊNCIA DO DESIGN NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Palavras-chave:
Design, Comportamento, Projeto, Artefato, ConsciênciaResumo
Este artigo científico tem como objetivo efetuar uma revisão de ordem empírica sobre as diretrizes do design como ferramenta para alterações de comportamento em suas áreas de atuação. A partir deste estudo, são discutidas oportunidades de desenvolvimento de projetos para a construção e manutenção de hábitos, bem-estar e comportamento de consumo, com foco, principalmente, nos processos de design orientados para a aprendizagem do comportamento mais consciente. Dentre as perspectivas estudadas, o modelo proposto por Hekkert (2014) foi assumido como o mais adequado para atender a esse propósito, auxiliando na compreensão de processos, de projetos para o engajamento dos usuários e hábitos mais consciente e saudáveis. Para melhor compreender como se constituem as decisões e hábitos dos usuários, designers e pesquisadores buscaram na psicologia fundamentos teóricos para desenvolver artefatos com maiores chances de influenciar o comportamento. Junto a isso, percebe-se que as discussões acerca das consequências éticas da ação dos designers sobre os usuários motivaram pesquisas a respeito das implicações sociais do design.
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