ECONOMIA COMPARTILHADA: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIGITAL

Autores

  • Flávia Sawaya Sacamoto Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Marcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Economia Compartilhada, Marketing Digital, Comportamento do Consumidor, Mídia Digital, Rede Social, Branding

Resumo

A transição da Era Industrial para o capitalismo do século XXI, resultou em uma série de mudanças no modo como a sociedade opera. Um novo modelo de negócio coletivo surgiu como fruto dos avanços tecnológicos, envolvendo compartilhamentos, inovações disruptivas e o uso de redes sociais. A economia compartilhada consiste na troca de bens e serviços entre os indivíduos, tendo como fundamento o consumo sob demanda, a confiança virtual e a redução do desperdício. Essa nova economia vem impactando diretamente no comportamento do consumidor e em seu relacionamento com as marcas. Investir em estratégias de marketing, gestão e posicionamento da marca, design e experiência do usuário, possibilitam a oferta de serviços personalizados, que atendem as necessidades dos consumidores, de modo a criar vínculo social e a promover usuários defensores da marca.

Biografia do Autor

Flávia Sawaya Sacamoto, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista formada pela Pós-Graduação em Design Digital e Novas Mídias, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Design Gráfico pela Belas Artes, 2015. Experiência na área editorial e meios impressos do segmento offline. Designer UX/UI, com foco em experiência do usuário e design de interfaces para websites e aplicativos

Marcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestra em Engenharia de Produção, Universidade Paulista. Pós-Graduada em Administração em Marketing, Fundação Álvares Penteado. Graduada em Administração de Empresas. Extensão em Marketing Digital pela HSM Educação. Ensino Superior pela Laureate International Universities. Propaganda e Marketing pela ESPM. Design Management pela LBDI. Extensão Internacional em Negócios, pela EOI, Madrid-Espanha e Andrés Bello, Chile.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Sacamoto, F. S., & Auriani, M. (2025). ECONOMIA COMPARTILHADA: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIGITAL. Revista Belas Artes, 32(1), 4–20. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/550