CRIANDO EMPATIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO COMO CRIANDO AUXÍLIO NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS

Autores

  • Brenda Souto Reyes Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Rafael Tadashi Miyashiro Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Empatia, Animação, Fins sociais, Carisma, Cuidados paliativos pediátricos

Resumo

Esse é um artigo sobre a animação para cuidados paliativos pediátricos. Cuidados paliativos pediátricos são um campo em desenvolvimento e a animação pode auxiliar no tratamento da criança a fim de prepará-la para uma morte digna. Foi feita uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com pesquisa bibliográfica, acesso a sites e análise de vídeos. A empatia é chave para a animação em cuidados paliativos. Por meio dela pode-se atingir positivamente a criança, através de conceitos visuais de animação, coloração e design de personagem (que podem reforçar os vínculos emocionais com a criança) e do uso do carisma e da confiabilidade. Foram feitas análises de alguns curta metragens com base nesses critérios para exemplificá-los. Empatia, carisma e suas relações com a animação e os cuidados paliativos pediátricos são algumas das considerações finais, que também abrem para futuras pesquisas na área de roteiro, narrativa e trilha sonora.

Biografia do Autor

Brenda Souto Reyes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduação em andamento em Desenho de Animação (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Rafael Tadashi Miyashiro, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor e Mestre em Artes Visuais (Universidade Estadual de Campinas)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1977.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Edição: Revisada. Paz & Terra: 2009, 448p.

BOEMER, M. R.; VALLE, E. R. M. O significado do cuidar de criança com câncer visão de enfermeiras. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 41, n. 1, p. 56-63, 1988.

DAISY CHAIN [curta metragem, animação]. Protein One. 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 de setembro de 2019.

KONISHI, S. ; VENTURINI, M. Articulating The Appeal. SIGGRAPH '07 ACM SIGGRAPH 2007 sketches. San Diego, California. Artigo n. 50, 2007.

MOURA, S. G.; YURIKO, K. S, OKINO, S. N. Percepções da criança e do adolescente com câncer frente ao diagnóstico e tratamento da doença. Rev. iberoam. Educ. investi. Enferm. 2014; 4(4):15-24, 2014.

SANTOS, L. M. S. et al. Cuidados paliativos para a criança com câncer: reflexões sobre o processo saúde-doença. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória, v. 15, n. 3, p. 130 - 138, 2013.

SCARLETT [curta metragem, animação]. Studio NYC, 2016.

“SUSPIRIA”: O MAIS BELO PESADELO. Entreplanos, 2018.

THOMAS, F. ; JOHNSTON, C. The Illusion of Life: Disney Animation. 1.ed. Disney Editions: 1995, 576p.

VALADARES, M. T. M.; MOTA, J. A. C.; OLIVEIRA, B. M. Cuidados paliativos em pediatria: uma revisão. Rev. Bioét., Brasília , v. 21, n. 3, p. 486-493, 2013.

WILLIAMS, R. Manual de Animação: Manual de métodos, princípios e fórmulas para animadores clássico, de computador, de jogos, de stop motion e de internet. 1.ed. Senac São Paulo: 2016, 384p

Downloads

Publicado

17-12-2023

Como Citar

Reyes, B. S., & Miyashiro, R. T. (2023). CRIANDO EMPATIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO COMO CRIANDO AUXÍLIO NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS. Revista Belas Artes, 31(3), 121–138. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/418