O DESAFIO DA ARQUITETURA NO MUNDO RURAL
Palavras-chave:
Rural, zona rural, Planejamento territorial, Arquitetura, Arquitetura RuralResumo
A pesquisa possui como assunto central as regiões rurais, que apresentam grande importância para o desenvolvimento territorial. Desse modo, aborda o questionamento sobre os desafios que o campo da Arquitetura encontra ao atuar nessas áreas, que foram relegadas por muitos anos, devido ao forte processo de industrialização e urbanização que ocorreu no mundo durante o século XX, assim transformando as cidades em regiões atrativas. Fundamentando-se em referências bibliográficas, podemos afirmar que as regiões não urbanizadas possuem ainda um relevante papel econômico, técnico-científico, cultural e de preservação, apesar da persistente falta de preocupação com essas regiões. O artigo se estrutura em descrever o rural, de modo que consiste em demonstrar o que pode ser considerado rural e como se apresenta atualmente. Além de relacionar essa configuração territorial com a ciência da Arquitetura.Referências
BEZERRA DE MIRANDA, L. I. Planejamento em áreas de transição rural-urbana. Velhas novidades em novos territórios. Recife, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 11, núm. 1, p. 25-40, maio, 2009.
CRUZ, P. M. F. Da. Relação Rural-Urbano no Contexto das Novas Ruralidades: Uma Aproximação Teórica. Natal, XVIII Enanpur, maio, 2019.
EQUIPE EDITORIAL. “Rem Koolhaas:” o atual desafia da arquitetura é entender o mundo rural”. Brasil, ArchDaily, 07 de Julho de 2016. Disponível em < https://www.archdaily.com.br/br/790804/rem-koolhaas-o-atual-desafio-da-arquitetura e-entender-o-mundo-rural>. Acesso em: 28 de Agosto de 2019.
FAVARETO, A. Da. S. A Longa Evolução da Relação Rural-Urbano. Para Além de Uma Abordagem Normativa do Desenvolvimento Rural. Ruris, vol. 1, núm. 1, março, 2007.
FERRÃO, A. M. de. A. Arquitetura Rural e o espaço não-urbano. São Paulo: Labor & Engenho – Unicamp, 2007.
FERRÃO, A. M. de. A. Arquitetura rural e paisagens culturais no Brasil a partir de uma abordagem transdisciplinar e da visão de processo. São Paulo: Labor & Engenho – Unicamp, 2004.
FERRÃO, J. Relações Entre Mundo Rural e Mundo Urbano. Evolução Histórica, Situação Actual, e Pistas para o Futuro. Sociologia, Problemas e Práticas, núm. 33, p. 45-54, 2000.
HOLANDA, F. De. Arquitetura sociológica. Recife, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 9, núm. 1, p. 115-129, maio, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15780-regioe s-rurais.html?edicao=16169. Acesso em: 19 de Abril de 2020.
LAGE, S. D. L. O planejamento urbano para além urbano-rural: perspectivas e desafios para a consolidação no Brasil de sistemas e práticas integrados e planejamento territorial. Campinas, Oculum Ensaios, vol. 14, núm. 1, p. 155-167, janeiro-abril, 2017.
OECD (2016). OECD Regions at a Glance 2016. Paris: OECD Publishing, 2016.
PROJETO Rede de Avaliação e Capacitação para Implementação dos Planos Diretores Participativos. Disponível em: < https://www.mdr.gov.br/desenvolvimento-regional-e-urbano/acoes-e-programas-sndr u/planejamento-urbano/128-secretaria-nacional-de-programas-urbanos/planejament o-urbano/1944-rede-de-avaliacao-e-capacitacao-para-implementacao-de-planos-dire tores-participativos >. Acesso em 1 de Agosto de 2020.
VEIGA, J. E. Da. Cidades imaginárias; O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Editora Autores Associados, 2002.
VEIGA, J. E. Da. Nascimento de outra ruralidade. São Paulo, Estudos Avançados, vol. 20, núm. 51, p.333 – 353, janeiro-abril, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayara Santos Lima, Marcos Virgílio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0