O FOTOGRAMA COMO LINGUAGEM NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Fotografia, Fotograma, Arte contemporâneaResumo
Este estudo buscou analisar o fotograma enquanto técnica e linguagem fotográfica - a partir de seu surgimento e utilização por diversos artistas, sobretudo a partir de Christian Schad, Man Ray e Laszlo Moholy-Nagy -, e seu crescente emprego em trabalhos de arte contemporânea nas últimas décadas. Partindo desse contexto, buscou-se também compreender os mecanismos que levaram à ascensão da fotografia como linguagem artística, e como os processos fotográficos históricos, em conjunto com os movimentos de vanguarda na história da arte, têm influenciado a construção da imagem fotográfica artística contemporânea. Esse percurso é construído com base em autores como Arlindo Machado, Juliet Hacking, André Rouillé e Charlotte Cotton, tangenciando os fatores que influenciaram a invenção e a evolução das técnicas e linguagens fotográficas; o campo da fotografia enquanto arte (a partir do movimento pictorialista e da foto secessão) e a expressão do fotograma nas vanguardas artísticas. Ao final, são apresentados e discutidos trabalhos contemporâneos (inclusive brasileiros) que destacam o uso da técnica, como os de Susan Derges, Kunié Sugiura, Eliana Bordin e Letícia Ramos.Referências
ANDRADE, Claudia Maria Mauad de Sousa. Peles fotográficas: uma reflexão sobre a fotografia sem câmera. Niterói: Programa de Pós-Graduação em História. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Fluminense, 2014.
ARNHOLD, Hermann. Bauhaus and America: experiments in light and movement. Münster, Alemanha: LWL - Museum für Kunst und Kultur, 2018.
ATKINS, Anna. Photographs of british algae: cyanotype impressions. Londres: 1843-53.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HACKING, Juliet. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
MOHOLY-NAGY, László. Painting, photograghy, film. Londres: Lund Humphries, 1969.
MOHOLY-NAGY, László; MOHOLY-NAGY, Lucia. Produktion-Reproduktion. Leida, Países Baixos: De Stijl, 1922.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: Senac São Paulo, 1997.
OROSZ, Márton. Photograms by Laszlo Moholy-Nagy and György Kepes, In: Bauhaus and America: experiments in light and movement. Münster, Alemanha: LWL - Museum für Kunst und Kultur, 2018.
ROBINSON, Henry Peach. Pictorial effect in photography: being hints on composition and chiaro-oscuro for photographers. Londres: Piper & Carter, 1869.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SMITH, Ian Haydn. Breve história da fotografia: um guia de bolso dos principais gêneros, obras, temas e técnicas. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.
STIEGLITZ, Alfred. Camera work: a photographic quarterly. Nova Iorque: 1903-17
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Marcos de Souza Moreira, Tássia Caroline Zanini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0