O FOTOGRAMA COMO LINGUAGEM NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Fotografia, Fotograma, Arte contemporânea

Resumo

Este estudo buscou analisar o fotograma enquanto técnica e linguagem fotográfica - a partir de seu surgimento e utilização por diversos artistas, sobretudo a partir de Christian Schad, Man Ray e Laszlo Moholy-Nagy -, e seu crescente emprego em trabalhos de arte contemporânea nas últimas décadas. Partindo desse contexto, buscou-se também compreender os mecanismos que levaram à ascensão da fotografia como linguagem artística, e como os processos fotográficos históricos, em conjunto com os movimentos de vanguarda na história da arte, têm influenciado a construção da imagem fotográfica artística contemporânea. Esse percurso é construído com base em autores como Arlindo Machado, Juliet Hacking, André Rouillé e Charlotte Cotton, tangenciando os fatores que influenciaram a invenção e a evolução das técnicas e linguagens fotográficas; o campo da fotografia enquanto arte (a partir do movimento pictorialista e da foto secessão) e a expressão do fotograma nas vanguardas artísticas. Ao final, são apresentados e discutidos trabalhos contemporâneos (inclusive brasileiros) que destacam o uso da técnica, como os de Susan Derges, Kunié Sugiura, Eliana Bordin e Letícia Ramos.

Biografia do Autor

Tássia Caroline Zanini, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais (Universidade de São Paulo)

Mestre em Comunicação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

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Publicado

17-12-2023

Como Citar

Moreira, J. M. de S., & Zanini, T. C. (2023). O FOTOGRAMA COMO LINGUAGEM NA ARTE CONTEMPORÂNEA. Revista Belas Artes, 31(3), 63–79. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/415