ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS PROCESSOS DE EXPANSÃO URBANA E SUA RELAÇÃO COM AS LEGISLAÇÕES URBANÍSTICAS E AMBIENTAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO CORUMBÁ IV: ABADIÂNIA, ALEXÂNIA E SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

Autores

Palavras-chave:

Expansão Urbana, Impacto Ambiental, Abadiânia, Alexânia, Santo Antônio do Descoberto

Resumo

Os processos de dispersão e fragmentação urbana desempenham papel de grande relevância nas dinâmicas urbanas do século XXI no Brasil e no mundo. Observa-se desde então um conjunto de processos baseados no consumo de vastas porções do território. Por vezes estes ocorrem independentemente de uma demanda efetiva, resultando na criação de extensas áreas com baixas densidades populacionais, alta pendularidade nos deslocamentos diários das populações, nas quais não existe mais uma divisão clara entre o rural e o urbano. Este projeto de iniciação científica tem por finalidade discutir e analisar quais são as relações existentes entre meio ambiente e desenvolvimento urbano, buscando entender o papel desempenhado pelas legislações urbanísticas e ambientais nos processos de dispersão e fragmentação urbana e seus possíveis impactos nos espaços livres significativos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, tendo como recorte específico os municípios Abadiânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto. Os métodos utilizados foram análises de dados socioeconômicos obtidos nos últimos censos do IBGE, análise e comparações entre os Planos Diretores (ou, por vezes, seus projetos) e legislação ambiental, mais especificamente o Plano Ambiental de Conservação e Uso da Água do Entorno do Reservatório (PACUERA). Desta forma, foi possível fazer especulações sobre quais foram os principais fatores que corroboraram para a diminuição do lote mínimo permitido em cada um dos municípios.

Biografia do Autor

Leonardo Loyolla Coelho, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

COELHO, L.L.; As Paisagens da Expansão: Análise das Relações de Novas Urbanizações com Investimentos Significativos e Seus Impactos nos Sistemas de Espaços Livres de Áreas Metropolitanas das Cinco Macrorregiões Brasileiras. Relatório de pós-Doutorado. FAUUSP. São Paulo, 2019.

LIMA, D.S.C. DE; Análises de Processos Socioeconômicos e Ambientais da Recuperação de Matas Ciliares do Entorno do Reservatório de Corumbá IV no Município de Abadiânia (GO). Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

OJIMA, R. Dispersão Urbana e Mobilidade Populacional: implicações para o planejamento urbano e regional [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2016.

REIS, N. G. Notas sobre a urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes, 2006.

SILVIA, I.S. DA; Impactos ambientais causados pela hidroelétrica Corumbá IV. Anápolis: Faculdade Católica de Anápolis, 2009.

SOUZA, S.M.C. DE; Expansão metropolitana de Brasília: polarização dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Brasília: Universidade de Brasília (UNB), 2017.

Downloads

Publicado

17-12-2023

Como Citar

Leonardi, I. C., & Coelho, L. L. (2023). ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS PROCESSOS DE EXPANSÃO URBANA E SUA RELAÇÃO COM AS LEGISLAÇÕES URBANÍSTICAS E AMBIENTAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO CORUMBÁ IV: ABADIÂNIA, ALEXÂNIA E SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO. Revista Belas Artes, 31(3), 1–26. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/412