ANALISANDO O MERCADO BRASILEIRO DE QUADRINHOS
Palavras-chave:
Mercado, quadrinhos, consumidorResumo
Este estudo teve como objetivo central analisar o modo como o brasileiro consome quadrinhos, uma das mais populares formas de arte. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório aplicado através de plataforma on line e acessado na plataforma https://docs.google.com. Participaram da pesquisa 123 consumidores e 7 vendedores de bancas. Os resultados mostram que vêm ocorrendo um aumento no consumo de quadrinhos junto com uma mudança na forma de comprar, esse aumento pode ser relacionado a diferentes conteúdos de mídia como filmes e séries que usam quadrinhos como fonte de ideias e, por outro lado, a mudança na forma de comprar pode ser relacionada ao crescimento do comércio online nos últimos anos, que vêm abalando as vendas em livrarias e bancas. Identificou-se também que considerável parte do público consome quadrinhos por meios ilegais através da pirataria apontando como solução plataformas de streaming, de modo semelhante das plataformas voltadas para conteúdo audiovisual. O estudo também revelou que existe uma tendência de encarar os quadrinhos como um artigo de coleção, esse fenômeno é uma das causas dos acabamentos cada vez mais rebuscados, que atraem novos públicos e são comercializados também em livrarias.Referências
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