Brand Experience na Gestão e Construção da Marca Red Bull
Palavras-chave:
Branding, Brand Equity, Branded Content, Brand Experience, Red BullResumo
O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito da utilização dos conceitos de Branding Experience na construção da marca Red Bull, fazendo considerações sobre a criação do produto, seu processo de estruturação de marca, relacionamento com consumidores e os pilares que mantêm e sustentam a questão de experiências. Estas considerações apresentam bases teóricas e o resultado da aplicação de um questionário a profissionais que desenvolvem eventos diretamente com a empresa.Referências
AAKER, David A., “On Branding”, Porto Alegre, Editora Bookman, 2015.
AMA - American Marketing Association. " Dictionary of Marketing Terms", 2007. http://www.marketingpower.com
BAPAT, D.J., “Exploring Advertising as an Antecedent to Brand Experience Dimensions: An Experimental Study”. Bingley, Palgrave Macmillan, 2018.
BARRETO, J., RUBIO, N., MARTÍNEZ, C., “The online destination brand experience: Development of a sensorial–cognitive–conative model”. Willey Online Library, 2018. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jtr.2258
CAMPOS, Ana Paula. “Branded Content como Estratégia de Marketing: Estudo de caso Red Bull. ” Curitiba, 2014.
DENICOLI, Lélio Schmidt., “A Distintividade das Marcas”, São Paulo, Editora Saraiva 2013.
FARIAS, Pablo. “Determinantes del éxito de las marcas globales y locales en América Latina”., São Paulo, Revista de Administração de Empresas, 2015. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902015000500539&script=sci_ab stract&tlng=es
GOBÉ, Marc.“Brandjam: O Design Emocional Na Humanização Das Marcas ”, São Paulo, Editora Rocco, 2010.
HUNDSON, Simon., “Branding a Memorable Destination Experience”. International Journal of Tourism Research, Willey Online Library, 2009. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/jtr.720
KELLER, K. L.; Machado, M. (2006), “Gestão estratégica de Marcas”, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.
RIES, Al e Laura. “A Origem das Marcas: Descubra As Leis Naturais Da Inovação E Da Sobrevivência De Produtos E Empresas. ” São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2006.
RITSON, Mark. “The Birth of Brand Management”, Branding Strategy Insider, 2009.
SAMPAIO, Rafael., “Marcas de A a Z.”, São Paulo, Editora Campus, 2002. SCHARF, Edson R., “O Estilo de Vida e a Experiência: Aspectos da marca no entendimento dos seus usuários”. Dialnet, RBGN: Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 2011.
SHAHZAD, M. F., “Impact of smartphone brand experience on brand equity: With mediation effect of Hedonic Emotions, Utilitarian Emotions and Brand Personality” Bingley, Emerald Publishing Limited, 2018.
SHARMA, Verinder. “Case Report Red Bull and Mania.” London, Ontario. Regional Mental Health Care.
SCHMITT, Bernd H. “Gestão da experiência do cliente: Uma Revolução no Relacionamento com os Consumidores”. São Paulo, Editora Saraiva, 2004.
Site Red Bull, acessado dia 12 de março de 2019, às 19h30. São Paulo. https://energydrink-br.redbull.com/
Site Revista Exame. “O dono da Red Bull dá asas a imaginação”, publicado dia 3 de agosto de 2011. Acessado dia 13 de março de 2019 às 19h. São Paulo. https://exame.abril.com.br/revista-exame/ele-da-asas-a-imaginacao/
TEH, Chang C., KAYO, Eduardo K., & KIMURA, Herbert. “Marcas Patentes e Criação de Valor”. São Paulo, USP, 2007.
https://link.springer.com/article/10.1057%2Fs41264-018-0056-7 - acessado dia 21 de outubro de 2018.
ZEITHAML, Valerie A., BITNER, Mary Jo, GREMLER, Dwayne D., “Marketing de Serviços - A Empresa com Foco no Cliente”, Porto Alegre, Editora Bookman, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Amatucci Gazoti, Marcia Auriani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0