Fotografia: Entre o Tempo de Exposição e o de Exibição
Palavras-chave:
Fotografia, Tempo, Exposição, ExibiçãoResumo
Investigar a relação histórica da fotografia com o tempo e suas representações, categorizadas visualmente na captação da imagem fotográfica e em momento posterior pelo modo como é organizado o trabalho de um fotógrafo ou artista que utiliza fotografia como meio. Como demonstração dessas possibilidades, é apresentada a obra da artista francesa Sophie Ristelhueber, que formata seus trabalhos fotográficos tanto como livros de artista quanto exposições.Referências
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BAETENS, J. “A volta do tempo na fotografia moderna” in SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico, SENAC: São Paulo, 1998.
BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotograła. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CHLADEK, J. Sophie Ristelhueber - Aftermath: Kuwait, 1991. Josef Chladek, 2019.
COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. [S.l.]: WMF Martins Fontes, 2010
ENTLER, R. “A fotografia e as representações do tempo” in Galáxia, São Paulo, n. 14, 2007.
KLAUTAU, M. “Tempo movimento, por Mariano Klautau” in Dobras Visuais, 2015.
LISSOVSKY, M. A máquina de esperar. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2010.
LOWRY, B.; LOWRY, I. B. The silver canvas: daguerreotype masterpieces from the J. Paul Getty Museum. Los Angeles: Getty Publications, 1998.
ROSENBLUM, N. A world history of photography. 3ª. ed. New York: Abbeville Press Publishers, 1997. TARKOVSKI, A. Esculpir o Tempo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Prensaque Pavini, Celina Yamauchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0