Uma Análise da Plataforma de Ensino a Distância da Belas Artes sob um Ponto de Vista Semiótico - um Estudo de Caso
Palavras-chave:
Semiótica, Ensino a distância, Interfaces digitaisResumo
A pesquisa é descritiva com base em um Estudo de Caso, cujo objeto de estudo é a plataforma de ensino a distância (EAD) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Nesta pesquisa foi proposta uma análise semiótica a partir da teoria semiótica Peirceana, onde esta possui um papel fundamental para a interpretação e compreensão dos processos de significação estabelecidos pelos usuários ao interagirem com os elementos visuais de uma interface digital. Este estudo também conta com percepções baseadas em minhas experiências pessoais, como usuária assídua da plataforma em questão.Referências
BATISTA, Claudia Regina. Desenvolvimento de interface para ambiente hipermídia voltado ao ensino de geometria sob a ótica da ergonomia e do design gráfico. 2003. 173 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
CARVALHO, J.O.F. Referenciais para projetistas e usuários de interfaces e computadores destinadas aos deficientes visuais. 1994.
FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2008.
GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação (Campinas) vol.18 no.1 Sorocaba, Mar. 2013
MOORE, M.G. (1996). Theory of transactional distance. In: D. Keegan (ed), New York
NIELSEN, Jakob. Usability engineering. São Diego: Morgan Kaufmann, 1993.
NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. 2AB. Rio de Janeiro, 2003.
NÖTH, W. Handbook of semiotics. Bloomington: Indiana University, 1995.
PEIRCE, C.S. Semiótica, trad.de Teixeira Coelho. São Paulo: Perspectiva, 1977 Portal do MEC. DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Disponível em: Acesso no dia 05 de Setembro de 2019.
RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design – São Paulo, Market Press, 1999.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos)
SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. Thompson Learning. São Paulo, 2001.
SILVA, Jacqueline Sandi da. Avaliação da usabilidade das interfaces gráficas da plataforma EAD da Belas Artes. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Mieko, Nilzeth Neres Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0