A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PESSOAL PARA DIFERENCIAÇÃO DO EMPREENDEDOR CRIATIVO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Joana Montenegro de Albuquerque Maranhão Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Leticia Pedreira Diniz Gonçalves Centro Universitário Belas Artes

Palavras-chave:

Consultoria de Imagem, Empreendedor Criativo, Credibilidade

Resumo

Resultante das mudanças ocorridas na economia e no mercado de trabalho, o empreendedorismo criativo tem se tornado um elemento forte para o desenvolvimento das regiões. O papel do empreendedor criativo cada vez mais se fortalece e, consequentemente, percebe-se uma necessidade de esse indivíduo adotar uma imagem pessoal e comportamental que o represente de forma a validar sua criação. Essas pessoas que buscam realização e desempenho do seu propósito através do que fazem têm mentes flexíveis e pouco se encaixam em estilos predefinidos. Observa-se, no entanto, que, para prosperarem em seus negócios, precisam traduzir uma imagem pessoal que esteja alinhada à sua expressão criativa e à credibilidade. A proposta deste artigo é, partindo dessa necessidade, utilizar a consultoria de imagem e estilo para contribuir para a busca da construção de uma identidade representativa desse grupo. Por meio da utilização de uma metodologia empírica, desenvolvida de maneira experimental, baseado em atendimentos realizados com clientes com as características citadas anteriormente, sugere-se uma proposta de trabalho colaborativa e sinestésica, em que se consiga identificar elementos de moda, aqui chamados de objetos-assinatura, que mais adequadamente construam essa identidade visual de maneira assertiva e coerente, assim como despertar um maior engajamento do cliente para continuar no processo de evolução da sua imagem pessoal. Em um estudo de caso, apresentamos a metodologia para a identificação de demandas, preferências e valores pessoais e, a partir desse critério, criamos uma proposta que expresse o potencial criativo individual, concluindo que a consultoria de imagem e estilo pode, realmente, ser uma ferramenta aliada para a conquista de mercado e de confiança entre fornecedores, parceiros, investidores e clientes.

Biografia do Autor

Leticia Pedreira Diniz Gonçalves, Centro Universitário Belas Artes

Doutoranda em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (Universidade Católica do Salvador)

Professora do Centro Universitário Belas Artes

Referências

ALMEIDA, C. M. Você é um modelo de negócio: guia de desenvolvimento pessoal do modelo de negócios pessoal. Belo Horizonte: Sebrae Minas, 2014. E-Book.

BAITELLO, NORVAL JÚNIOR. A era da iconofagia. Coleção temas de Comunicação. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2014

BENDER, A. Personal Branding: construindo sua marca pessoal. 11 ed. São Paulo: Integrare Editora, 2009.

BRAGA, J.; CASTRO, E.; FELDMAN, R. Sapato de mulher: um passeio pelo imaginário das brasileiras. 1 ed. São Paulo: Editora Livre, 2014.

CAPPAI, R. Criativo e Empreendedor, sim senhor. Guarulhos: Lis Gráfica Editora, 2015.

CARVALHAL, A. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1 ed. São Paulo: Paralela, 2016.

CARVALHO, F.; BRITTO, F.; HOUSE, R. Marca, imagem e reputação: a trajetória de sucesso de pessoas e empresas. São Paulo: Editora Da Boa Prosa, 2012.

FELIPPE, M. I. Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial. Sala do Empresário, São Paulo, v. 4, n. 16, p. 10-12, 1996.

GUERRA, C. Moda intuitiva. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2016.

HOWKINS, J.; LEITE, S. F. Módulo 1: conceitos e tendências. In: HOWKINS, J. et al. Economia Criativa e Cidades. Curso de Consultoria de Imagem e Estilo. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes, 2017.

HOWKINS, John. Economia Criativa: Como ganhar dinheiro com ideias criativas. 1 ed. São Paulo: M. Books, 2012.

KRZNARIC, R. Como encontrar o trabalho da sua vida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MCCARTHY, C.; LAPORTE, D. Questão de estilo: viva de acordo com o seu projeto de vida. São Paulo: Larousse de Brasil, 2008.

PALLOTTA, L. Mídias Sociais e Novas Mídias. Curso de Consultoria de Imagem e Estilo. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes, 2017.

POMBO, A. A. R. O que é ser empreendedor. SEBRAE, 2003.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Maranhão, J. M. de A., & Gonçalves, L. P. D. (2023). A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PESSOAL PARA DIFERENCIAÇÃO DO EMPREENDEDOR CRIATIVO NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Belas Artes, 29(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/399