ARTE E EDUCAÇÃO NO BRASIL LINGUAGEM, EXPRESSÃO E OBJETO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Jinlova de Oliveira Pantaleão Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Arte e Educação, Linguagem, Expressão, Objeto do Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o conhecimento e o ensino da arte ao longo dos anos, e entender que tem sido historicamente construído e reinventado,criando e recriando diferentes formas de expressão e linguagens de investigação do mundo.A Arte é um campo do conhecimento que sempre está associada a novas formas de ver,sentir e agir no mundo.Portanto,através do trabalho docente nas escolas,buscamos apresentar teoricamente os Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte,assim como a Base Nacional Comum Curricular,contextualizando Arte com os demais componentes curriculares da Educação Básica,percebendo os modos de produção ,relacionando-os com a sociedade contemporânea.Em meio a tantas direções a seguir no ensino e aprendizagem de Artes,apresentamos os fundamentos da educação em Paulo Freire e os conceitos de Arte Clássica,Arte Popular e Artesanato e sua poética,concluindo a pesquisa com um modelo de Plano de Ensino,entendendo o fazer artístico como experiência política,de comunicação humana e produção cultural.

Biografia do Autor

Jinlova de Oliveira Pantaleão, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista em História da Arte (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Pós-Graduada em Gestão Educacional (Universidade Estadual de Campinas)

Graduada em Pedagogia (Universidade Nove de Julho)

Referências

AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2017

Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

EaD freiriana [livro eletrônico] : artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrado pelo professor Moacir Gadotti / Ângela Antunes, Janaina Abreu e Paulo Roberto Padilha, organizadores. -- São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Véio. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa559113/veio. Acesso em: 20/03/2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo; Editora Paz e Terra, 2010.

FROTA, Lélia Coelho. Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro, século XX. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2011.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte. São Paulo: Editora Artmed, 2003.

MORIN,Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.São Paulo, Editora Cortez 2007

JUPIASSU,Hilton F. Interdisciplinaridade e patologia do saber - Rio de Janeiro : Imago,1976

OLIVA Fernando; PEDROSA, Adriano. “Tarsila popular”. 2019. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes/tarsila-popular. Acesso em: 20/03/2019.

SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.

ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. v. II. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Pantaleão J. de O. (2023). ARTE E EDUCAÇÃO NO BRASIL LINGUAGEM, EXPRESSÃO E OBJETO DO CONHECIMENTO. Revista Belas Artes, 29(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/395