ARTE E EDUCAÇÃO NO BRASIL LINGUAGEM, EXPRESSÃO E OBJETO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Arte e Educação, Linguagem, Expressão, Objeto do ConhecimentoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o conhecimento e o ensino da arte ao longo dos anos, e entender que tem sido historicamente construído e reinventado,criando e recriando diferentes formas de expressão e linguagens de investigação do mundo.A Arte é um campo do conhecimento que sempre está associada a novas formas de ver,sentir e agir no mundo.Portanto,através do trabalho docente nas escolas,buscamos apresentar teoricamente os Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte,assim como a Base Nacional Comum Curricular,contextualizando Arte com os demais componentes curriculares da Educação Básica,percebendo os modos de produção ,relacionando-os com a sociedade contemporânea.Em meio a tantas direções a seguir no ensino e aprendizagem de Artes,apresentamos os fundamentos da educação em Paulo Freire e os conceitos de Arte Clássica,Arte Popular e Artesanato e sua poética,concluindo a pesquisa com um modelo de Plano de Ensino,entendendo o fazer artístico como experiência política,de comunicação humana e produção cultural.
Referências
AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2017
Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
EaD freiriana [livro eletrônico] : artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrado pelo professor Moacir Gadotti / Ângela Antunes, Janaina Abreu e Paulo Roberto Padilha, organizadores. -- São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Véio. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa559113/veio. Acesso em: 20/03/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo; Editora Paz e Terra, 2010.
FROTA, Lélia Coelho. Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro, século XX. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2011.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte. São Paulo: Editora Artmed, 2003.
MORIN,Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.São Paulo, Editora Cortez 2007
JUPIASSU,Hilton F. Interdisciplinaridade e patologia do saber - Rio de Janeiro : Imago,1976
OLIVA Fernando; PEDROSA, Adriano. “Tarsila popular”. 2019. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes/tarsila-popular. Acesso em: 20/03/2019.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.
ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. v. II. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jinlova de Oliveira Pantaleão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0