A FOTOGRAFIA COMO LÓGICA DE PENSAMENTO NO FAZER ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Cláudia Braga de Lima Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Fotografia, Autorretrato, Arte Contemporânea, Pensamento Fotográfico

Resumo

O seguinte artigo aborda o Pensamento Fotográfico e seu protagonismo no fazer artístico contemporâneo, através de conceituações sobre a lógica fotográfica, bem como as relações entre artista e técnica fotográfica. Os artistas contemporâneos Francesca Woodman e John Coplans, ao trabalhar com a fotografia como meio de expressão, são analisados aqui como estudos de caso para a compreensão da aplicação do pensamento fotográfico nos fazeres artísticos da contemporaneidade, apontando os diferentes usos do aparato técnico para a obtenção de resultados singulares nas poéticas próprias de cada artista.

Biografia do Autor

Cláudia Braga de Lima, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialista em Pós-Graduação em História da Arte: Teoria e Crítica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BARBON, Lilian. O autorretrato fotográfico: encenação, despersonificação e desaparecimento. Publicado no Encontro Nacional de Estudos da Imagem (3. : 2011 : Londrina, PR).

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. 7a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BERNSTEIN, Ana. Francesca Woodman: Fotografia e performatividade. In: CHIARA, Ana; SANTOS, Marcelo; VASCONCELLOS, Eliane (org.). Corpos diversos. Imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015.

BUTI, Marco (org.), LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

COSTA, Mario. Della fotografia senza soggetto: per una teoria dell’oggetto tecnologico. Genova/Milano: Costa & Nolan, 1997.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. 14a ed. Campinas: Papirus, 2012.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais. Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. 1a ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. (coleção primeiros passos).

SOARES, Camila Mangueira. O Pensamento Fotográfico. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

TOWNSEND, Chris. Francesca Woodman. Londres: Phaidon, 2016

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Lima, C. B. de. (2023). A FOTOGRAFIA COMO LÓGICA DE PENSAMENTO NO FAZER ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO. Revista Belas Artes, 29(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/394