A FOTOGRAFIA COMO LÓGICA DE PENSAMENTO NO FAZER ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Fotografia, Autorretrato, Arte Contemporânea, Pensamento FotográficoResumo
O seguinte artigo aborda o Pensamento Fotográfico e seu protagonismo no fazer artístico contemporâneo, através de conceituações sobre a lógica fotográfica, bem como as relações entre artista e técnica fotográfica. Os artistas contemporâneos Francesca Woodman e John Coplans, ao trabalhar com a fotografia como meio de expressão, são analisados aqui como estudos de caso para a compreensão da aplicação do pensamento fotográfico nos fazeres artísticos da contemporaneidade, apontando os diferentes usos do aparato técnico para a obtenção de resultados singulares nas poéticas próprias de cada artista.
Referências
BARBON, Lilian. O autorretrato fotográfico: encenação, despersonificação e desaparecimento. Publicado no Encontro Nacional de Estudos da Imagem (3. : 2011 : Londrina, PR).
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. 7a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BERNSTEIN, Ana. Francesca Woodman: Fotografia e performatividade. In: CHIARA, Ana; SANTOS, Marcelo; VASCONCELLOS, Eliane (org.). Corpos diversos. Imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015.
BUTI, Marco (org.), LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado, 2002.
COSTA, Mario. Della fotografia senza soggetto: per una teoria dell’oggetto tecnologico. Genova/Milano: Costa & Nolan, 1997.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. 14a ed. Campinas: Papirus, 2012.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais. Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. 1a ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. (coleção primeiros passos).
SOARES, Camila Mangueira. O Pensamento Fotográfico. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.
TOWNSEND, Chris. Francesca Woodman. Londres: Phaidon, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Braga de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0