A REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS: RELAÇÕES ENTRE O AUDIOVISUAL E A HISTÓRIA DA ARTE

Autores

  • Emerson Rodrigues de Brito Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Arte, Cinema, Criacionismo, História, Linguagens, Narrativa

Resumo

A finalidade do presente artigo é apresentar como a direção de arte nas produções em audiovisual se apropria da história da arte com o propósito de configurar imagens nas referidas produções. Tal apropriação se refere às reproduções e/ou às representações de diferentes obras criadas ao longo da história, por meio de suas variadas linguagens artísticas, tais como: desenhos, pinturas, esculturas, literatura, música, performance, dentre outras. O artigo discute questões relativas ao processo de reconhecimento de obras plásticas, seus conceitos e linguagens simbólicas utilizadas no sistema de comunicação do cinema. A narrativa cinematográfica utiliza-se da Direção de Arte na busca de desenvolver e apresentar uma proposta de observação ao processo de criação que possibilite orientar a discussão sobre o entendimento de uma obra fílmica. Denominamos tal proposta de Análise e Construção da Narrativa Poética. O desenvolvimento desta proposta está diretamente relacionado à maneira como se define o processo de criação visual das artes plásticas e do cinema. Portanto, o reconhecimento e a análise de concepções estéticas na História da Arte posicionam a narrativa cinematográfica como adaptações a serem apreciadas não como uma mera transposição, mas como uma releitura, com originalidade e valores próprios. O que se apresenta é uma relação de como obras de arte são aplicadas de modo direto ou indireto sobre a cenografia no audiovisual e de como estas se relacionam com o produto cinematográfico, ampliando sua representação visual, bem como a sua narrativa.

Biografia do Autor

Emerson Rodrigues de Brito, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Educação Arte e História da Cultural pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Linguística - Comunicação e Semiótica e graduado em Artes Visuais [UFMS]

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social e Design e pós-graduação em Direção de Arte e Cenografia.

Referências

BRILL, Alice. Da arte e da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1988.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 8.a ed. Trad. de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

JANSON, H.W. História da Arte. 4a. Edição, Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

JULLIER, Laurent; Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2010.

LITTLE, Stephen. ...ISMOS. Para entender a arte. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2013.

LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte na animação: técnica e estética através da história. 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

SCHAMA, Simon. O poder da Arte. São Paulo: Cia das Letras, 2010

STEINER, Rudolf. Arte e estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma estética nova. Trad. Marcelo da Veiga Greuel - 2. Ed. – São Paulo: Antroposófica, 1998.

TOLSTOI, Leon. O que é arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Trad. Bete Torii. São Paulo: Ediouro, 2002 (Clássicos ilustrados)

VARAZZE, Jacopo de. Trad. Hilário Franco Jr. Legenda Áurea. Vidas de Santos. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS:

AMERICAN HORROR STORY: FREAK SHOW [Original]. Direção: Ryan Murphy Brad Falchuk. EUA: 2014 [produção], 13 episódios: 37–73 min. Gêneros: Terror/Antologia/Sobrenatural. Elenco: Sarah Paulson, Evan Peters, Michael Chiklis, Frances Conroy, Denis O'Hare, Emma Roberts, Finn Wittrock, Angela Bassett, Kathy Bates, Jessica Lange.

DEMÔNIO NEON, O [The Neon Demon]. Direção: Nicolas Winding Refn. EUA: Wild Bunch, Space Rocket Nation, Gaumont, Bold Films, 2016 [produção], 118 min. Gênero: Drama/Suspense/Terror/Thriller. Elenco: Elle Fanning, Karl Glusman, Jena Malone, Bella Heathcote, Abbey Lee, Christina Hendricks, Keanu Reeves.

BLACK MIRROR EPISODE MEN AGAINST FIRE [Original]. Direção: Jakob Verbruggen. EUA: 2016 [produção], 60 min. Gêneros: Ficção científica/Sátira/Antologia. Elenco: Malachi Kirby. Madeline Brewer, Ariane Labed, Sarah Snook, Michael Kelly.

OLHOS SEM ROSTO [Les Yeux Sans Visage]. Direção: Georges Franju. França/Itália: Lux Film, Champs-Elysées Productions, 1960 [produção], 88 min. Gêneros: Drama/Suspense/Terror. Elenco: Pierre Brasseur, Alida Valli, Juliette Mayniel, Edith Scob.

PELE QUE HABITO, A [La Piel que Habito]. Direção: Pedro Almodóvar. Espanha: El Deseo, Televisión Española, FilmNation Entertainment, 2011 [produção], 117 min. Gêneros: Thriller/Drama. Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Brito, E. R. de. (2023). A REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS: RELAÇÕES ENTRE O AUDIOVISUAL E A HISTÓRIA DA ARTE. Revista Belas Artes, 28(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/392