BIG DATA E A MÚSICA: O IMPACTO NA CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BASEADO NAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Autores

  • Adriano C. Brainer Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Marcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Big Data, Consumo, Tecnologia, Geração Z, Indústria fonográfica, Banco de Dados

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar os impactos do Big Data no modelo criativo de geração de conteúdo fonográfico pelos artistas e apontar como o consumo em streaming pode contribuir com esse direcionamento também na distribuição. A proposta é analisar historicamente o consumo de música e as mudanças observadas ao longo do tempo, com duas frentes específicas: a mudança na criação artística tendo em vista as tendências contidas em banco de dados agregados às necessidades de mercado; a distribuição e a possibilidade em oferecer conteúdos direcionados e individuais aos mais variados gostos.

Biografia do Autor

Adriano C. Brainer, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Especialização em Design Digital e Novas Mídias (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Especialização em Master em Comunicação (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Graduado em Comunicação Social (Universidade Paulista)

Marcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestra em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista

Graduada em Administração de Empresas e Pós- graduada em Administração em Marketing pela Fundação Álvares Penteado

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

ARTHUR, Lisa. What is Big Data. Forbes digital, Publicação em 15/08/2013. Disponível em: <https://goo.gl/aYVPtY>. Acesso em: 25 mar. 2018.

BERNARDES, Marcelo. Stranger Things e o uso de algoritmos. Meio & Mensagem, Publicação em: 02 ago. 2016.

BIG DATA BUSINESS (2015). Spotify e Big Data: dados são músicas para seus ouvidos! Disponível em: <https://goo.gl/yWPm6P>. Acesso em: 27 abr. 2018

DAVIDOWITZ, Seth S. Everybody Lies: Big Data, New Data, and What the Internet Can Tell Us About Who We Really Are. Hardcover. Day Street Books, 2017.

EXAME (2016). Streaming impõe nova era da indústria fonográfica. Revista Exame, Publicação em 06/06/2016

FARIA, M. Os dados não falam por si. Revista Exame digital, Publicação em 29/11/2013.

FORBES (2018). Receita com streaming de música supera venda de físicas.

IDC (2012). International Data Corporation é um provedor de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo The digital universe in 2020: Big Data, Bigger Digital Shadows, and Biggest Growth in the Far East.

IFPI (2017). Global Music Report 2017 – annual state of the insdustry. Disponível em <https://goo.gl/cgq6Pw>. Acesso em 01/04/2018

KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Do tradicional ao digital. 1a ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LO, Alex. The brain behind Lady Gaga’s big data. South China Morning Post, Publicação em 04/12/2012.

MARR, Bernanrd. 20 fatos sobre a internet que você (provavelmente) não sabe. Forbes Brasil digital, 2015

OLHAR DIGITAL (2017). Big Data nas redes sociais promete estreitar a relação entre artistas e fãs. Olhar Digital, Publicação em 03/06/2017.

OLIVEIRA, D. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 8a Ed São Paulo: Atlas, 2005.

SPOTIFY FOR BRANDS (2015). Seu público está aqui. Escute o que ele ama. Disponível em < https://goo.gl/x4Wtzc>. Acesso em 27/04/2018

TAURION, Cézar. Big Data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

WEIZENBAUM, Joseph. Computer Power and Human Reason – from judgment to calculation. Paperback, March 1, 197

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Brainer, A. C., & Auriani, M. (2023). BIG DATA E A MÚSICA: O IMPACTO NA CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BASEADO NAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Revista Belas Artes, 28(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/390