O USO DE SIMULAÇÕES NO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA BELAS ARTES

Autores

  • Tamya Rocha Rebelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Simulação, Aprendizado Ativo, Relações Internacionais

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar as experiências e percepções dos alunos do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes com exercícios de simulação. Para tanto, um questionário foi distribuído e 27 respostas foram analisadas qualitativamente. A pesquisa revelou que grande parte dos estudantes possui uma impressão positiva com relação aos ganhos obtidos com o uso dessa ferramenta de ensino. Em particular, eles acreditam que as simulações os ajudam não apenas a compreender conceitos abstratos, mas também a conectá- los com eventos, processos e atores internacionais.

Biografia do Autor

Tamya Rocha Rebelo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Relações Internacionais (Universidade de São Paulo)

Professora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

BROCK, Kathy L.; CAMERON, Beverly J. “Enlivening Science Courses with Kolb’s Learning Preference Model.” PS: Political Science and Politics, 32: 251–256, 1999.

CARUSON, Kiki. “So, You Want to Run for Elected Office? How to Engage Students in the Campaign Process Without Leaving the Classroom.” PS: Political Science and Politics, 38(April): 305–310, 2005.

CLARK, N.; VAN DYKE, G.; LOEDEL, P.; SCHERPEREEL, J.; SOBISCH, A. “EU simulations and engagement: Motivating greater interest in European Union politics”, Journal of Political Science Education, 13(2), 152-170, 2017.

CROOKALL, David. “A Guide to the Literature of Simulation/Gaming.” In: CROOKALL, David; ARAI, Karen (ed). Simulation and Gaming across Disciplines and Cultures: ISAGA at a Watershed. Thousand Oaks: Sage, 1995, p. 151-177.

ENGEL, S.; PALLAS, J.; LAMBERT, S. “Model United Nations and Deep Learning: Theoretical and Professional Learning”, Journal of Political Science Education 13.2, 171- 184, 2017.

INOUE, C.; VALENÇA, M. “Contribui es Do Aprendizado Ativo Ao Estudo Das Rela es Internacionais Nas Universidades Brasileiras”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 18 (1), 2017.

NEWMANN, William W.; TWIGG, Judyth L. “Active Engagement of the Intro IR Student: A Simulation Approach.” PS: Political Science and Politics, v. 33, Dezembro, 2000, p. 835-42.

OMELICHEVA, M. Y.; AVDEYEVA, O. “Teaching with Lecture or Debate? Testing the Effectiveness of Traditional versus Active Learning Methods of Instruction.” PS: Political Science & Politics 41 (3): 603–7, 2008.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Rebelo, T. R. (2023). O USO DE SIMULAÇÕES NO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA BELAS ARTES. Revista Belas Artes, 27(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/386