NOVOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS NA SALA DE AULA INVERTIDA
Palavras-chave:
Comunicação, Andragogia, Avaliação, Sala de Aula Invertida, PortfólioResumo
O presente artigo traz uma reflexão sobre a Sala de Aula Invertida, aplicada durante a disciplina de Convergência de Mídias, Redes e Compartilhamento, no curso de Comunicação Social, do Centro Universitário Belas Artes. Para tal, iniciamos o trabalho compreendendo o que é educação para a Constituição Federal de 1988 e suas implicâncias, passando pelo importante Relatório Dellores e por autores basilares na pedagogia, como Paulo Freire e Vygotsky, finalizando na análise do trabalho de duas alunas que desenvolveram seus trabalhos em caminhos distintos, porém com resultados finais incríveis.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Arte da vida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998
LIPOVETSKY, Gilles e CHARLES, Sébastien. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. 129p.
KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. 2. ed. New York: Association Press, 1980.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denise Tangerino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0