NOVOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS NA SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Denise Tangerino Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Comunicação, Andragogia, Avaliação, Sala de Aula Invertida, Portfólio

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a Sala de Aula Invertida, aplicada durante a disciplina de Convergência de Mídias, Redes e Compartilhamento, no curso de Comunicação Social, do Centro Universitário Belas Artes. Para tal, iniciamos o trabalho compreendendo o que é educação para a Constituição Federal de 1988 e suas implicâncias, passando pelo importante Relatório Dellores e por autores basilares na pedagogia, como Paulo Freire e Vygotsky, finalizando na análise do trabalho de duas alunas que desenvolveram seus trabalhos em caminhos distintos, porém com resultados finais incríveis.

Biografia do Autor

Denise Tangerino, Universidade de Sorocaba

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Especialista em Design Gráfico (Centro Universitário Senac)

Professora da Universidade de Sorocaba

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Arte da vida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998

LIPOVETSKY, Gilles e CHARLES, Sébastien. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. 129p.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. 2. ed. New York: Association Press, 1980.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Tangerino, D. (2023). NOVOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS NA SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Belas Artes, 27(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/385