METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: UM RELATO SOBRE O EXERCÍCIO “FOLIES DO MINHOCÃO”

Autores

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Folies do Minhocão, Elevado João Goulart

Resumo

Trata-se de um artigo que aborda questões metodológicas relacionadas com a prática de ensino da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I. Discorre também sobre o perfil do alunado e a formação do professor, o planejamento e a organização das aulas e das práticas pedagógicas, a relação com os alunos. Finalmente exemplifica a utilização de metodologias ativas de aprendizado aplicadas ao exercício denominado “Folies do Minhocão”, o último exercício proposto na disciplina, promovendo assim, uma reflexão sobre a metodologia de ensino aplicada ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Biografia do Autor

Elisabeth Cristina do Amaral Ecker, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Sérgio Ricardo Lessa Ortiz, Universidade de São Paulo

Doutorando em Artes Cênicas (Universidade de São Paulo)

Mestre em Artes Cênicas (Universidade de São Paulo)

 

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.

AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente: uma equação possível e necessária. In: Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 131-154.

CARDIM, Patrícia; LEITE, Sydney F.; RODRIGUES, Flávia L. Metodologias ativas de ensino: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação. São Paulo: Ed. Belas Artes, 2018.

CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre, Artmed, 2000.

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

PERRONE, Rafael Antonio Cunha; VARGAS, Heliana Comin. Fundamentos de projeto: arquitetura e urbanismo. São Paulo: Edusp, 2016.

PIMENTA, S. G. & ALMEIDA, M. I. (orgs). Pedagogia Universitária. São Paulo, EDUSP, 2009.

PIMENTA, S.G. & ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PROJETO DE LEI No 688/13. Diário Oficial da Cidade de São Paulo. 1 de agosto de 2014

MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula – o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A., MORALES, E. T. (orgs.) Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PROEX/UEPG, 2015.

VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta de sala de aula invertida. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR.

VASCONCELLOS, C. S.. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, I.P. & D’ÁVILA (orgs). Didática e Docência na Educação Superior. Campinas. Papirus. 2012.

VEIGA, I. P. & CASTANHO, M. E. L. (orgs). Pedagogia Universitária – a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.

Sites:

COLIN, Silvio. Coisas da Arquitetura. 2011 https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/02/14/follies/ acessado em 28/08/2018.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Ecker, E. C. do A., & Ortiz, S. R. L. (2023). METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: UM RELATO SOBRE O EXERCÍCIO “FOLIES DO MINHOCÃO”. Revista Belas Artes, 27(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/384