CURADORIA EM PERSPECTIVA: DE PRÁTICA MUSEOLÓGICA À ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Autores

  • Lucas Mariano Silva Rodrigues Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

curadoria, curadoria de conteúdo, museologia, marketing digital, marketing de conteúdo

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a recente apropriação das práticas da curadoria pelas áreas da comunicação e marketing digital, especialmente como estratégia de marketing de conteúdo. No intuito de identificar as semelhanças e os contrastes entre curadoria de arte e curadoria de conteúdo, a pesquisa considera a origem e as mudanças do conceito de curadoria – que se consolidou como um processo museológico – e apresenta o resultado de um estudo de caso que compara as etapas curatoriais da exposição “Arte no Brasil: Vanguarda brasileira dos anos 1960”, exibida na Pinacoteca de São Paulo, e do guia de conteúdos Mappa, plataforma idealizada pela agência Inesplorato.

Biografia do Autor

Lucas Mariano Silva Rodrigues, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

Referências

BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis. As Estratégias de Posicionamento: a busca pelo comportamento do consumidor nas sociedades midiáticas e temporais na perspectiva do meeting points. Anais do XXXII Encontro da ANPAD. XXXII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2008.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de Curadoria - Os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. Cadernos de diretrizes museológicas 2: mediação em museus: curadorias, exposições, ação educativa. Brasília: Ministério da Cultura, 2008.

CASTRO, Mariana. Empreendedorismo criativo: como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação. 1. Ed. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.

CASTRO, Mariana. Conheça o Mappa, a novíssima empresa da Inesplorato: inovação criativa para muito mais gente. Projeto Draft, 2014.

DANTAS, J. G.. Teoria das Mediações Culturais: uma proposta de Jesús Martín-Barbero para o estudo de recepção. Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2008.

DI NALLO, Egeria. Meeting points: soluções de marketing para uma sociedade complexa. 1. Ed. São Paulo: Marcos Cobra, 1999.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história dos museus. In: NASCIMENTO, Silvânia Sousa do; TOLENTINO, Átila; CHAGAS, Mário (orgs.). Cadernos de diretrizes museológicas 1. 2o ed.. Brasília: Ministério da Cultura, 2006, p. 17-30.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Tradução de Ivo Korytowski. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

MAPPA. Disponível em: < https://mappa.cc/>. Acesso em: 25 de abril de 2018.

MADŽOSKI, Vesna. A invenção do curador. Arte & Ensaios | Revista do PPGAV/EBA/UFRJ. N. 28, Dezembro de 2014, p. 145-165.

MONTARDO. Sandra P. Conteúdo Gerado pelo Consumidor: reflexões sobre a apropriação pela comunicação corporativa. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, GP Cibercultura. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2010.

OGUIBE, Olu. O fardo da curadoria. Concinnitas, revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, v.5, n.6, jul. 2004.

RAMOS, Daniela Osvald. Anotações para a compreensão da atividade de curadoria da informação digital. In: Elizabeth Saad Correa (org.) Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. Disponível em https://issuu.com/grupo- ecausp.com/docs/ebook_curadoria_digital_usp. Acesso em: 10 de março de 2018.

RAPOSO, João Francisco. Algoritmos, personalização e filtragem de conteúdo. In: Elizabeth Saad Correa e Stefanie C. da Silveira (org.) Tendências em comunicação digital - Volume 2. São Paulo: ECA/USP, 2017. Disponível em https://www.academia.edu/35372271/Algoritmos_personaliza%C3%A7%C3%A3o_e_filtrag em_do_conte%C3%BAdo. Acesso em: 14 de abril de 2018.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROSENBAUM, Steven. Curation Nation: why the future of content is context. Nova York: McGrawHill, 2011.

RIBEIRO, José Augusto. Entrevista concedida a Lucas Mariano Silva Rodrigues. São Paulo, 27 abril de 2018.

RIBIERO, José; ESPADA, Heloisa. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright / [curadoria José Augusto Ribeiro; textos Heloisa Espada]. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2017.

RUPP, Bettina. O curador como autor de exposições. Revista-Valise, Porto Alegre,

SAAD CORREA, Elizabeth; BERTOCCHI, Daniela. O algoritmo curador: o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: Elizabeth Saad Correa (org.) Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. Disponível em https://issuu.com/grupo-ecausp.com/docs/ebook_curadoria_digital_usp. Acesso em: 10 de março de 2018.

SAAD CORREA, Elizabeth; RAPOSO, João Francisco. Curadoria de conteúdo na comunicação contemporânea: muito além do CTRL+C e CTRL+V. Anais do XI Congresso da Abrapcorp - Comunicação e Poder Organizacional. XI Congresso da Abrapcorp - Comunicação e Poder Organizacional, Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35024660/CURADORIA_DE_CONTE%C3%9ADO_NA_COMUNICA%C3%87%C3%83O_CONTEMPOR%C3%82NEA_MUITO_AL%C3%89M_DO_C TRL_C_E_CTRL_V. Acesso em: 15 de abril de 2018.

MATEUS, Isabela. Imagens produzidas para a exposição: "Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo: Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright". Acervo Cedoc / Pinacoteca de São Paulo, 2016.

WEISGERBER, Corinne. Building Thought Leadership through Content Curation. Webcom, Montreal, 2011.

WERNECK, Guilherme. Mappa: uma plataforma humanista que propõe caminhos para aprofundar o conhecimento. Medium, 2016.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Rodrigues, L. M. S. (2023). CURADORIA EM PERSPECTIVA: DE PRÁTICA MUSEOLÓGICA À ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL. Revista Belas Artes, 27(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/383