A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PESSOAL PARA DIFERENCIAÇÃO DO EMPREENDEDOR CRIATIVO NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Consultoria de Imagem, Empreendedor Criativo, CredibilidadeResumo
Resultante das mudanças ocorridas na economia e no mercado de trabalho, o empreendedorismo criativo tem se tornado um elemento forte para o desenvolvimento das regiões. O papel do empreendedor criativo cada vez mais se fortalece e, consequentemente, percebe-se uma necessidade de esse indivíduo adotar uma imagem pessoal e comportamental que o represente de forma a validar sua criação. Essas pessoas que buscam realização e desempenho do seu propósito através do que fazem têm mentes flexíveis e pouco se encaixam em estilos predefinidos. Observa-se, no entanto, que, para prosperarem em seus negócios, precisam traduzir uma imagem pessoal que esteja alinhada à sua expressão criativa e à credibilidade. A proposta deste artigo é, partindo dessa necessidade, utilizar a consultoria de imagem e estilo para contribuir para a busca da construção de uma identidade representativa desse grupo. Por meio da utilização de uma metodologia empírica, desenvolvida de maneira experimental, baseado em atendimentos realizados com clientes com as características citadas anteriormente, sugere-se uma proposta de trabalho colaborativa e sinestésica, em que se consiga identificar elementos de moda, aqui chamados de objetos-assinatura, que mais adequadamente construam essa identidade visual de maneira assertiva e coerente, assim como despertar um maior engajamento do cliente para continuar no processo de evolução da sua imagem pessoal. Em um estudo de caso, apresentamos a metodologia para a identificação de demandas, preferências e valores pessoais e, a partir desse critério, criamos uma proposta que expresse o potencial criativo individual, concluindo que a consultoria de imagem e estilo pode, realmente, ser uma ferramenta aliada para a conquista de mercado e de confiança entre fornecedores, parceiros, investidores e clientes.
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