CORPO, AÇÃO E MARCAS: INTERSECÇÕES ENTRE DESENHO E PERFORMANCE

Autores

  • Katia Salvany Felinto Alvares Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Corpo, Desenho, Eucinética, Gravura, Performance, Rudolf Laban

Resumo

Desde que Richard Serra (1938-) tomou para si a afirmação que Desenho é um verbo, o ato de desenhar distanciou-se da tarefa única de representar o mundo para ganhar amplitude investigativa, em especial na relação direta entre o gesto, suas marcas, e as implicações qualitativas do primeiro sobre materialidades antes impensáveis para seu registro. Em muitos casos, ações performativas geram trabalhos com qualidades eminentemente gráficas, hoje considerados também como manifestações distendidas da performance (Regina Melin, 1998), em outros o inverso acontece, quando trabalhos gráficos apresentam como princípio condutor de seus processos de criação roteiros e ou protocolos similares às ações performativas. Neste contexto, analisou-se alguns desenhos do artista citado, exibidos nas exposições Richard Serra Drawing: a retrospective. The Menil Collection (2011) e Richard Serra: desenhos na casa da Gávea (2014) cujas características norteiam o eixo desta investigação sobre questões fundamentais sobre desenho e performance, para assim tracejar interseções entre ambos.

Biografia do Autor

Katia Salvany Felinto Alvares, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre e Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Professora do Curso de Bacharelado em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

ALVARES, Kátia Salvany Felinto. Rudolf Laban nas Artes Visuais: fatores do movimento e o ensino do desenho. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

AUSTIN, John Langshaw. Lecture I in How to Do Things with Words. In: Philip Auslander (Ed.). Performance: Critical Concepts in Literary and Cultural Studies. Vol. I. Londres: Routledge, 2003.

ELIAS, Helena e VASCONCELOS, Maria. Desmaterialização e campo expandido: dois conceitos para o desenho contemporâneo. 8 o Congresso LUSOCOM, CICANT/ Centro de investigação em comunicação aplicada e novas tecnologias, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009, pp. 1183-1189, disponível em:https://www.researchgate.net/publication/261698242_Desmaterializacao_e_Camp o_Expandido_dois_conceitos_para_o_Desenho_Contemporaneo

JONES, Amelia. Chapter II. Temporal anxiety/’Presence’ in Absentia – Experiencing performance as documentation. In: Archaeologies of Presence – Art, Performance and The Persistence of Being. Edited by Gabriella Giannachi, Nick Kaye and Michaels Shanks. NY: Ed. Routledge, 2012.

JONES, Amelia. Body-art: Performing the Subject. Ed. University of Minnesota Press, 1998.

MELIN, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

OVERTON, Neill. Drawing as performance: The art Gallery meets experimental theatre.IN: FUSION Journal, no 007 – Mask: performance, performativity and communication, December, 2015. Disponível em: http://www.fusion- journal.com/issue/007-fusion-mask-performance-performativity-and- communication/drawing-as-performance-the-art-gallery-meets-experimental-theatre/ Acesso: 15/05/2018.

RICHARD SERRA, DRAWING: A RETROSPECTIVE - [exhibition, Metropolitan Museum of Art, Apr. 13-Aug. 28, 2011 ; San Francisco Museum of Modern Art, Oct. 15, 2011-Jan. 16, 2012 ; Menil Collection, Houston, Mar. 2-June 10, 2012. Publisher: Menil Collection, 2011.

RICHARD SERRA: DESENHOS NA CASA DA GÁVEA. Documentário com o artista sobre a exposição realizada em 30/05 a 28/9 de 2014 no IMS- Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, Direção: Laura Liussi , duração: 20 min https://www.youtube.com/watch?v=-veHMp3Cpco . Acesso: 05/07/2018.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPES/Annablume, 1998.

Sol LeWitt on conceptual art (1967). Disponível em formato digital pela International Art and Culture, 29/11/2011 - http://sfaq.us/2011/11/sol-lewitt-on-conceptual-art- 1967/ . Acesso: 07/04/2018.

WEISS, Jeffrey. Due Process: Richard Serra’s early splash/cast works, IN: Artforum, December, 2015. Disponível em: https://www.artforum.com/print/201509/due-process-richard-serra-s-early-splash- cast-works-55532 . Acesso: 05/06/2018.

WHITE, Michele. RICHARD SERRA DRAWING: a retrospective. The menil drawing collection, march 2-june 10,2012, em parceria com San Francisco Museum of Modern Art. Disponível em: https://cdn.filepicker.io/api/file/YgKkpxjzTiVMZfNsFAmg? Acesso: 10/05/2018.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Alvares, K. S. F. (2023). CORPO, AÇÃO E MARCAS: INTERSECÇÕES ENTRE DESENHO E PERFORMANCE. Revista Belas Artes, 26(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/379