AS MARCAS DO MITO NO MITO DAS MARCAS: UMA VISÃO DE AFRODITE-URÂNIA NAS MARCAS DE MODA

Autores

  • Elcio Sartori Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

comunicação, marketing, mitos, marcas, consumo, design

Resumo

Neste artigo apresento uma breve incursão sobre o mito de Afrodite-Urânia contido nas marcas de moda de luxo. Encarando as marcas como poderosos signos catalizadores do desejo humano e a serviço das corporações, fluidas, cruzam o planeta à velocidade da luz pelos anjos-mediadores nestes novos ambientes de mutações tecnológicas, de virtualização e excessos. Estas reflexões são compartilhadas tomando por base alguns mitos greco-romanos, além da narrativa metafórica contida em “A Lenda dos Anjos”, de Michel Serre. Procuro fazer alguns paralelos e cruzamentos com algumas teorias do filósofo francês Edgar Morin e outros autores ligados às teorias da comunicação e da cultura.

Biografia do Autor

Elcio Sartori, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestrado em Comunicação (Universidade Paulista)

Especialista em Design Gráfico (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BAITELO JR., Norval e CONTRERA, Malena Segura. Na Selva das Imagens – Uma Contribuição para a Teoria da Imagem na Esfera das Ciências da Comunicação. Recife, XII Compós, 2003.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volumes I, II e III. Petrópolis. Editora Vozes, 1986.

CONTRERA, Malena Segura. O Titanismo na Comunicação e na Cultura: os Maiores e os Melhores do Mundo. (In Mídia.BR. Livro da Compós). Editora Sulina, 2003.

MORIN, Edgard. O Método IV – As Idéias. Portugal. Publicações Europa-América, 2001.

MORIN, Edgard. O Paradigma Perdido – A natureza Humana. Portugal. Publicações Europa América, 1991.

SERRES, Michel. A Lenda dos Anjos. São Paulo. Editora Aleph, 1995

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho – Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. São Paulo. Editora Vozes. São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Sartori, E. (2023). AS MARCAS DO MITO NO MITO DAS MARCAS: UMA VISÃO DE AFRODITE-URÂNIA NAS MARCAS DE MODA. Revista Belas Artes, 26(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/378