AS MARCAS DO MITO NO MITO DAS MARCAS: UMA VISÃO DE AFRODITE-URÂNIA NAS MARCAS DE MODA
Palavras-chave:
comunicação, marketing, mitos, marcas, consumo, designResumo
Neste artigo apresento uma breve incursão sobre o mito de Afrodite-Urânia contido nas marcas de moda de luxo. Encarando as marcas como poderosos signos catalizadores do desejo humano e a serviço das corporações, fluidas, cruzam o planeta à velocidade da luz pelos anjos-mediadores nestes novos ambientes de mutações tecnológicas, de virtualização e excessos. Estas reflexões são compartilhadas tomando por base alguns mitos greco-romanos, além da narrativa metafórica contida em “A Lenda dos Anjos”, de Michel Serre. Procuro fazer alguns paralelos e cruzamentos com algumas teorias do filósofo francês Edgar Morin e outros autores ligados às teorias da comunicação e da cultura.
Referências
BAITELO JR., Norval e CONTRERA, Malena Segura. Na Selva das Imagens – Uma Contribuição para a Teoria da Imagem na Esfera das Ciências da Comunicação. Recife, XII Compós, 2003.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volumes I, II e III. Petrópolis. Editora Vozes, 1986.
CONTRERA, Malena Segura. O Titanismo na Comunicação e na Cultura: os Maiores e os Melhores do Mundo. (In Mídia.BR. Livro da Compós). Editora Sulina, 2003.
MORIN, Edgard. O Método IV – As Idéias. Portugal. Publicações Europa-América, 2001.
MORIN, Edgard. O Paradigma Perdido – A natureza Humana. Portugal. Publicações Europa América, 1991.
SERRES, Michel. A Lenda dos Anjos. São Paulo. Editora Aleph, 1995
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho – Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. São Paulo. Editora Vozes. São Paulo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elcio Sartori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0