A ARTE DE MÔNICA NADOR

Autores

  • Maria Alzira Soares Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Mônica Nador, Arte contemporânea, Periferia, Projeto Jamac, Herbert Marcuse

Resumo

Este trabalho busca investigar a obra e o pensamento da artista plástica Mônica Nador. A análise baseia-se em diferentes autores. Pretende-se também verificar os pontos comuns e discordantes entre seus pensamentos e principalmente o do sociólogo Herbert Marcuse. A pesquisa justifica-se pela ausência ou escassez de estudos que impliquem em experiências de artistas por intermédio dos seus deslocamentos de trabalho e moradia para a periferia de um grande centro, com vistas a transformação sócio cultural. Utilizou-se como referencial teórico as ideias de Marcuse sobre arte, marcadamente pautadas pelo psicanalista Sigmund Freud. A pesquisa de campo foi realizada no espaço do Projeto Jardim Miriam Arte Clube, Jamac, em agosto de 2015. Para a coleta de dados foi conduzida uma entrevista semiestruturada com perguntas dirigidas e abertas à artista.

Biografia do Autor

Maria Alzira Soares, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Psicóloga Forense especializada em Psicanálise da Criança no Instituto Sedes Sapientiae

Tecnóloga em Museologia no Centro Paula Souza

Especialista em Gestão de Projetos Culturais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP)

Atualmente cursa bacharelado de Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

 

 

Referências

ASSUNÇÃO, Thais. O Jamac hoje. In: (Org.) RIVITTI, Thais et al. Jamac. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria, 2013. p. 23.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 4 ed. São Paulo: Ática, 1991.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

D'AVOSSA, Antonio. Joseph Beuys: A revolução somos nós. In: FARKAS, Solange Oliveira (Org.) et al. Joseph Beuys: A revolução somos nós. São Paulo: Edições SESC-SP, 2010. p. 11-25.

ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA, 1, 2010, Curitiba. Anais do I encontro do grupo de pesquisa arte, educação e formação continuada. Curitiba: FAP – Faculdade de Artes do Paraná, 2010.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In: Educar. Curitiba: Ed UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.

FERREIRA, Maria Nazareth. Alternativas metodológicas para a produção científica. São Paulo: CELACC/ECA/USP, 2006.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 18, 1976. p. 17-21.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 16, 1976. p. 415-417.

FREUD, Sigmund. Estudos sobre a histeria. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 2, 1976. p. 27-28.

FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil e outros trabalhos. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 17, 1976. p. 201.

FREUD, Sigmund. O caso de Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 12, 1976. p. 278-280.

FREUD, Sigmund. Totem e tabu. In: (Org.) SALOMÃO, Jayme. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1. ed., v. 13, 1976. p. 113-114.

FUREGATTI, Sylvia. A questão do tempo na produção da arte pública contemporânea. O antes e o depois de Mônica Nador. In: Seminário Internacional sobre Arte Público en Latinoamerica. GEAP. Transitos, Apropriaciones y marginalidades, 3., 2013, Santiago. Transitos, Apropriaciones y marginalidades del arte público em América Latina. Santiago: Faculdad de Artes Liberales de la Universidad Adolfo Ibanés, 2013. v. 01. p. 243- 256.

GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. GULAR, Ferreira. Arte contemporânea brasileira. 1 ed. São Paulo: Lazuli Editora, 2012.

JESUS, Altair Reis de; CÂMARA, Antônio da Silva. Autonomia e utopia da arte e da cultura em Herbert Marcuse. In: ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 3., 2007, Salvador.

LEANDRO, Janine Barreira. Herbert Marcuse no Contexto de Fundação da Escola de Frankfurt. Kairós - Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 131, jan./ jun 2007.

MARCUSE, Herbert. A Dimensão Estética. Lisboa: Edições70, 2013.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores,

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. 8 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

MEUCCI, Arthur; LOPES, Paes. Marxismo e Freudismo: Dessemelhanças e Semelhanças Epistemológicas. Revista Princípios. Natal, [s. n.]. v.12, n.17-18, p. 93-116, jan./dez 2005.

NADOR, Mônica. A arte de Mônica Nador. São Paulo: Jamac, 29 ago. 2015. Entrevista concedida à Maria Alzira Soares, para análise e utilização de dados em trabalho de conclusão de curso.

OFFREDI, J. Cesar Figueiredo. Uma proposta de democracia segundo Habemas: uma contribuição para concepção e análise do Direito. Rio de Janeiro: PUC-Rio. 2006. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp039792.pdf>. Acesso em: jul. 2015.

RJEILLE, Isabella. Cronologia. In: RIVITTI, Thais; RJEILLE, Isabella. Mônica Nador. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria, 2012. p. 37-65.

RIVITTI, Thais. Pinturas de Exteriores. In: RIVITTI, Thais; RJEILLE, Isabella. Mônica Nador. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria, 2012. p. 13-36.

SILVA, Fernando Pedro da. Arte Pública: Diálogo com as comunidades. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.

SOUSA, J. Francisco Saraiva de. Arte e Libertação: A teoria estética de Herbert Marcuse. 2007.

TAVARES, Monica. Fundamentos estéticos da arte aberta à recepção. ARS (São Paulo). São Paulo, v. 1, n. 2, p. 34-43. 2003.

TURINO, Célio. Arte em que se entra dentro. In: (Org.) RIVITTI, Thais et al. Jamac. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria, 2013. p. 13-22.

ZIMERMAN, David E. Vocabulário Contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Soares, M. A. (2023). A ARTE DE MÔNICA NADOR. Revista Belas Artes, 26(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/376